FGTS Digital entra em vigor nesta sexta-feira, 1º; saiba as principais novidades

20240301112505_fgtsdigitalentraemvigor-vejacomofunciona

Entra em vigor nesta sexta-feira, 1º, a versão digital do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS Digital). A ferramenta, que é totalmente eletrônica, substituirá o sistema Conectividade Social, da Caixa Econômica Federal, usado até agora pelas empresas para enviar informações do FGTS dos empregados.

A plataforma permitirá que o empregador utilize o Pix (sistema de transferências instantâneas) para recolher o FGTS. Os boletos gerados terão um QR Code para leitura e pagamento direto no aplicativo ou site da instituição financeira.

O FGTS Digital usará o e-Social (banco eletrônico de dados dos empregados) como base de dados e também integrará informações do Pix Caixa, do Portal Gov.br e outros sistemas. 

O sistema terá opções para gerar guias e será responsável por todo o recolhimento mensal do FGTS e pelo pagamento de rescisões e multas rescisórias.

Outras novidades do FGTS Digital são a rapidez do pagamento do FGTS em atraso, com a possibilidade de recolhimento de vários meses em uma única guia; o cálculo automático da multa do FGTS, com base no histórico de remunerações do e-Social; e a recomposição automática de salários de períodos anteriores e de pagamento da indenização compensatória.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.