Cidade

  • Início •
  • Blog

Com programação diversificada, Projeto Verão 2024 fomenta arte, cultura, esporte e economia em Aracaju

Publieditorial

01/03/2024


Nos dias 1°, 2 e 3 de março a Orla da Atalaia será palco de mais uma edição do Projeto Verão, o tradicional evento multicultural realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo do Estado, que marca a estação mais quente do ano na capital sergipana. Com vasta programação musical, cultural e esportiva, o festival, para além do entretenimento, é importante vetor de desenvolvimento econômico, na medida em que movimenta diversas cadeias produtivas locais e gera emprego e renda para a população aracajuana.

Como forma de valorizar ainda mais a produção artística sergipana, o Projeto Verão 2024 inovou e apresenta ao público o Viradão do Forró, que será realizado na Orla Pôr do Sol, no bairro Mosqueiro, um dos principais cartões-postais de Aracaju, com programação exclusivamente composta por forrozeiros sergipanos para embalar aracajuanos e turistas que visitarem o local durante os três dias do evento. 

Como destaca o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, a programação do Projeto Verão, assim como ocorre nos demais eventos realizados pela Prefeitura de Aracaju, foca no conceito de diversidade, “contemplando diferentes franjas de públicos, dos jovens aos mais maduros, das linguagens musicais emergentes aos sons tradicionais”. 

É isso que tem transformado cada evento da gestão municipal num sucesso de público e de crítica, a exemplo do que se verificou novamente com a programação do Projeto Verão. Essa lógica vale tanto para os artistas que circulam nacionalmente quanto para os sergipanos, que na verdade não diferem em qualidade, senão na projeção que o mercado musical estabelece para uns e outros. Para os locais, além da oportunidade de fazer circular sua produção musical e divulgá-la em várias plataformas, representa, sobretudo, o reconhecimento de seu trabalho também no campo econômico”, ressalta Luciano.

Assim como nas edições anteriores, além da programação musical à noite, na Atalaia, e durante todo o dia na Orla Pôr do Sol, o Projeto Verão conta com uma programação paralela pela manhã e pela tarde, tanto na Arena Criativa, montada no estacionamento da Passarela do Caranguejo, bem como nas areias e quadras praia da Atalaia, onde são desenvolvidas as atividades esportivas. 

A Arena Criativa contará, mais uma vez, com a Tenda Multicultural, espaço que conta com oferta de oficinas, mostras musicais, batalhas culturais, apresentações circenses, concurso de esculturas de areia; com a Tenda Games, com torneios voltados aos amantes dos jogos eletrônicos; e com uma arena kids, com atividades das 14h às 19h, a exemplo de oficina de pipa, rodas de leitura, brinquedoteca e parque inflável. 

Para estimular a prática esportiva, a programação do Projeto Verão terá atividades e disputas de vôlei de praia, beach tênis, hand beach, futevôlei, funcional, beach soccer, futmesa, dança, skate, capoeira, lutas e patinação. Para participar das atividades esportivas basta chegar ao local indicado na programação, no horário estabelecido, e inscrever-se.

Turismo aquecido

Para o secretário do Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, o Projeto Verão é de suma importância para o desenvolvimento do setor não apenas na capital, mas em todo o estado. O evento, ressalta o gestor, incrementa a economia e aquece o turismo, além de estimular a prática de esportes e valorizar atividades artísticas e culturais. 

O Projeto Verão, cuja programação já está consolidado no calendário de eventos da cidade, chama a atenção dos turistas, principalmente o turista regional, como é o caso de Alagoas, da Bahia e Pernambuco. Este é um projeto bastante procurado nesta época, porque ele impacta diretamente a nossa economia turística, ou seja os hotéis ficam lotados, bares e restaurantes passam a ser mais frequentados, bem como os taxistas e motoristas de aplicativos fazem mais corridas. São investimentos que dão retorno positivo e os aracajuanos, turistas e a economia municipal agradecem”, afirma Jorge Fraga.

Secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos destaca também que a realização de eventos de grande porte pela Prefeitura de Aracaju, como o Projeto Verão, faz parte da estratégia de fomento do turismo no município e, consequentemente, contribui para o aquecimento da atividade econômica da capital. “O Projeto Verão é um evento cultural e esportivo que movimenta diversos setores da cidade. Do ponto de vista econômico, ele é um indutor de consumo para as pessoas pela questão turística, movimentando diversos elos da cadeia econômica; hotéis, bares, restaurantes, comércio, a prestação de serviço ligada diretamente à realização do evento e também ao seu redor. É toda uma cadeia produtiva que gera ISS e, consequentemente, colabora com a economia da cidade”, reforça.

Expectativa 

Durante os três dias de programação do Projeto Verão 2024, aracajuanos e turistas terão a oportunidade de se divertir ao som de atrações de renome local e nacional. A autônoma Josefa Cunha, 31 anos, que pretende prestigiar a programação pela primeira vez, está ansiosa para assistir aos shows de Gloria Groove e Marcelo Falcão, duas das atrações da programação. 

São artistas que eu acho que trazem um público extenso, porque são grandes nomes no Brasil. A expectativa está alta para o show, e os amigos já estavam comentando sobre nos reunirmos para irmos, porque sabemos que vai ser maravilhoso. Acho muito importante essa iniciativa da Prefeitura, porque tem muitos artistas locais, bons mesmo, que estavam meio que escondidos, e é importante para a gente conhecer e chamá-los cada vez mais”, afirma.

Já o analista de dados William Santa Rosa, de 29 anos, está animado com a programação e principalmente por ter artistas que ele nunca teve a oportunidade de assistir presencialmente. “Eu fui no ano passado e esse ano irei novamente, pois quero muito ver a Gloria Groove e Emicida. Eu acho o projeto importante porque pode ser uma das poucas oportunidades para alguém, principalmente aqui, de ver esses cantores nacionais e de forma gratuita”, diz.

Programação musical nos palcos da Orla da Atalaia:

1º de março, sexta-feira

20h – Gut, Morgana + Winnie, com o Projeto Vozes de Sergipe

21h30 – Luedji Luna

23h – Barão Vermelho

00h30 – Marcelo Falcão

2h – Reação

2 de março, sábado

20h – Pedro Lua

21h30 – Glória Groove

23h – Emicida

00h30 – Titãs

02h – MC Pardal

3 de março, domingo

17h – Sandyalê

18h30 – Jorge Aragão

20h – Pretinho da Serrinha

21h30 – Paralamas do Sucesso

23h – Baiana System

Para ler toda a programação esportiva, da Arena Criativa e do Viradão do Forró, acesse: aracaju.se.gov.br.

PUBLIEDITORIAL

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1