Política
- Início •
- Blog
Irmão de Sukita, ex-vereador de Capela é preso após o descumprimento de medida cautelar
Da redação
28/02/2024
O ex-vereador de Capela José Adaltro Santos, irmão do ex-prefeito da cidade, Manoel Sukita, foi preso preventivamente nesta quarta-feira, 28, pela Polícia Civil de Sergipe.
O mandado de prisão foi expedido pela juíza Cláudia do Espírito Santo na última quinta-feira, 22, devido ao descumprimento de medida cautelar.
Em 2020, ele foi preso durante uma operação do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) contra o desvio de recursos públicos. Na época, ele era o presidente da Câmara de Vereadores.
No mesmo ano, José Adaltro recebeu alvará de soltura mediante o cumprimento de medidas cautelares, como o recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga.
Segundo a decisão, no entanto, o réu frequentou o show de inauguração da Rádio Mega FM, realizado na noite do dia 1º de fevereiro, em Capela. Registros da presença de Adaltro no local constam nos autos, de acordo com a juíza.
“Evidenciando-se, pois, o descumprimento da medida cautelar de recolhimento noturno, razão pela qual requer o Ministério Público a revogação do benefício concedido e a decretação da prisão preventiva”, expressou a juíza.
Relembre o caso
Segundo a decisão, ele foi denunciado e preso pelas condutas de apropriação de dinheiro público derivado de diárias pagas para servidores da Câmara Municipal de Capela/SE, com e sem a participação/ciência destes, tanto quanto à existência de palestras/cursos/congressos como, também, pagamento, enquanto era o Presidente da casa legislativa.