Verão Sergipe e Projeto Verão promovem aquecimento da economia e turismo no estado

Verão Sergipe Foto Igor Matias

Foto: Igor Matias
PUBLIEDITORIAL

O ano de 2024 começou com muita animação, aquecimento da economia e circulação de turistas em Sergipe. O motivo foi a realização do ‘Verão Sergipe’ entre os meses de janeiro e fevereiro, o que trouxe para sergipanos e turistas uma vasta programação musical e esportiva. 

Depois de mais de dez anos sem o evento, o Verão Sergipe voltou com o objetivo de promover cultura, fomentar o turismo no interior, além de gerar emprego e renda. Nesta edição, foram os municípios de Itaporanga d’Ajuda (praia da Caueira), Pacatuba (Ponta dos Mangues), Canindé de São Francisco, Pirambu e Estância (Abaís) que receberam o evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio da Deso e das prefeituras. 

A ambulante Adilene Medeiros tem a comercialização de bebidas como principal fonte de renda e aprovou o retorno da realização do evento.

Foto: Igor Matias

“Foi a primeira vez que estive no Verão Sergipe, em Pirambu, e é um evento que motiva o turismo e a economia. Tenho uma colega que conseguiu comprar um carro com o que ganhou comercializando em festas, e é isso que quero para mim. O Verão Sergipe me ajudou com esse propósito”, ressaltou. 

Projeto Verão

Ainda dentro da programação do ‘Verão Sergipe’, o ‘Projeto Verão 2024’, realizado pela Prefeitura de Aracaju e Governo de Sergipe, chega à capital sergipana entre os dias 1º e 3 de março e deve movimentar a praia da Atalaia. A proposta do evento mescla atrações locais e nacionais, além de uma diversificada programação cultural e esportiva. 

A programação musical do Projeto Verão terá início na sexta-feira, dia 1º de março, com os shows na praia de Atalaia. Se apresentam no primeiro dia Gut, Morgana e Winnie, com o Projeto Vozes de Sergipe, a cantora Luedji Luna, Barão Vermelho, Marcelo Falcão e Reação. No sábado, 2, é a vez de Pedro Lua, Gloria Groove, Emicida, Titãs e MC Pardal. Já no domingo, 3, a animação fica por conta de Sandyalê, Jorge Aragão, Pretinho da Serrinha, Paralamas do Sucesso e Baiana System.

Mantendo a tradição, o evento que teve sua primeira edição no ano de 2001, traz na Arena Criativa uma Tenda Multicultural, com oficinas, mostras musicais, batalhas, apresentações, concurso de esculturas de areia, batalhas de rima, entre muitas inovações que representam as várias linguagens da cultura sergipana. Outras atrações do evento serão a Tenda Games, que oferecerá aos participantes campeonatos de jogos eletrônicos, e a arena kids, que acontecerá das 14h às 19h, com oficina de pipa, rodas de leitura, brinquedoteca e parque inflável. Outro atrativo da edição 2024 será o Viradão do Forró, na Orla Pôr do Sol. 

O Projeto Verão tem gerado boas lembranças e expectativas no público. O funcionário público de 25 anos, Daniel Santana, revelou que o ‘Projeto Verão’ foi um dos primeiros festivais que foi na vida.

“Fui para duas edições quando era adolescente, nas quais aconteceram os dois shows da banda Charlie Brown Jr., que eu era fã na época. Fico feliz com a valorização do festival nos últimos anos, por trazer artistas que não costumam fazer shows aqui e também pela valorização dos artistas da terra. Este ano estou ansioso pelas apresentações de Luedji Luna, BaianaSystem, Emicida, Morgana e Gloria Groove”, comemorou. 

Economia

Mais que shows, diversão e prática esportiva, tanto o Verão Sergipe como o Projeto Verão promovem aquecimento da economia do estado. Exemplo disso, é a oportunidade de geração de trabalho e renda entre os ambulantes e comerciantes que são cadastrados para trabalhar nos eventos. 

De forma indireta, setores como salões de beleza, lojas de roupas, sapatos e costureiras também se beneficiam devido à procura de itens para curtir a programação do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Aracaju. 

Turismo

Já no setor do turismo, eventos desse porte atraem público de todo o país. O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria registrou, por exemplo, um aumento de 15% no fluxo de embarques e desembarques de passageiros no mês de janeiro de 2024, na alta temporada, em comparação ao mesmo período de 2023. 

No mês seguinte, fevereiro, o fluxo de turistas continua superior ao que foi registrado no ano passado. De acordo com a Aena Brasil, no período do Carnaval, foram 21.145 embarques e desembarques neste ano e 15.196 no ano passado. Além disso, no período, houve 44% mais operações (pousos e decolagens), passando de 140 para 201. Os dados consideraram o intervalo da sexta-feira, 9 de fevereiro, à Quarta-feira de Cinzas, 14.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.