Domingueira

  • Início •
  • Blog

Coincidências entre Inaldo e Bolsonaro e o maior estelionato eleitoral dos últimos tempos

Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios

25/02/2024


A semana em Nossa Senhora do Socorro foi impactada pela anunciada decisão de Inaldo, e seus aliados mais próximos, em lançar a deputada estadual Carminha Paiva como pré-candidata a prefeita da cidade. A opção trouxe fôlego para ‘a militância’, deu a sensação de que agora sim o grupo possui chances de continuidade. A sensação é de que, agora, um nome competitivo está pronto para o embate.

Em São Paulo, milhares de pessoas são aguardadas hoje na Paulista para um ato em apoio ao ex-presidente Bolsonaro. Após ver seu filho e muitos aliados, alvos de operação e até prisões, e ser obrigado a depor na Polícia Federal, o capitão pretende reaglutinar forças para mostrar que permanece popular e influente junto ao eleitorado.

No caso de Bolsonaro, ele sabe que está com sua situação se complicando. Resta portanto, criar narrativas e comoção. A melhor e única alternativa: usar de sua popularidade para evitar o pior. E mais, ele pretende continuar mantendo seus idólatras esperançosos de um retorno em 2026.

A coincidência entre os dois, Inaldo e Bolsonaro, se dá pela ousadia política, a coragem necessária de tomar decisões capazes de produzir efeitos psicológicos em seus grupos e, por consequência, prolongar a sobrevivência em meio a uma crise.

A relação entre Bolsonaro e a Justiça Eleitoral, especificamente no que se refere a esse evento, ainda será percebida durante e após o seu desenrolar. Acontecerão ataques às instituições? Falarão em golpe? Defenderão o 8 de janeiro? Essas são respostas que ainda serão obtidas.

Quanto a Socorro, não, para tudo já se tem resposta, e a atitude de Inaldo tem nome e sobrenome. Uma relação de décadas com Carminha Paiva. Com ela, Inaldo construiu uma intimidade, inicialmente religiosa, e após sua saída do ministério religioso, uma relação amorosa. Em recente entrega de título de cidadania socorrense a Caminha, Inaldo detalhou o cotidiano do casal. Com ela, ele percorreu cidades sergipanas e os mais longínquos locais, apresentando-a como sua esposa. São tantos detalhes que comprovam um casamento, que é desnecessário relembrá-los.

Eu fico me perguntando o que passa na cabeça de um magistrado ou de um membro do Ministério Público Eleitoral, quando antecipadamente eles se deparam com iniciativas que visam burlar uma determinada regra eleitoral. Sentem-se meio de ‘bobos da corte’, ou chamados de desinteligentes?

Ao inventar um ‘simples namoro’ ou ‘relação efêmera’, Inaldo brinca com seu eleitorado, desrespeita famílias que nele se espelham. E o pior, ele sabe que sua escolha não prosperará, que uma mudança terá que ser feita no limite do prazo de substituição. Seu objetivo é ganhar tempo, aglutinar o grupo, e na comoção escolher outro nome e tentar a vitória. Sendo assim, não há outra nomenclatura, trata-se de um estelionato eleitoral. E o maior já praticado em Sergipe, ao menos nos últimos tempos.

NOTAS DA SEMANA
Carminha sozinha
Faz parte da estratégia de Carminha e Inaldo, serem vistos separados em eventos públicos. No aniversário do governador, Carminha estava apenas com a assessoria.

Misoginia política
A equipe de marketing de Carminha já está se preparando para usar o discurso de que ela é vítima de misoginia política. Blogueiras de Socorro estão escaladas para construir essa narrativa.

Carminha é o melhor
Sem dúvidas por sua desenvoltura pessoal e sua relação com as comunidades de Socorro ela é o melhor nome do grupo de Inaldo. O fato é que, a lei lhe impossibilita de ser a candidata. Então, não é perseguição, é fato político.

Encontro do PT
O PT de Aracaju realizou ontem um encontro com três de suas seis tendências, para a escolha de delegados que terão a função de sacramentar, no próximo dia 9 de março, o nome de Candisse Carvalho como pré-candidata do partido. As três tendências que participaram defendem o nome dela, sendo assim não haverá mais clima de disputa na próxima etapa.

Encontro do PT II
As três correntes que não participaram da eleição foram a Movimento PT, a Construindo um Novo Brasil (CNB) e a Avante. Segundo fonte, dos 7876 filiados aptos, somente 257 filiados compareceram e votaram na chapa única, que foi endossada pelo senador Rogério Carvalho. Comparecimento diminuto, não chegando a 10% dos filiados.

Rogério devendo
A informação que chega à Domingueira é que o senador Rogério Carvalho não pôde votar. Segundo fonte, ele está em débito com a contribuição mensal que todo parlamentar do partido é obrigado a dar. Seu nome não constava na lista de votantes. Não conseguimos falar com o presidente do PT para confirmar a informação e saber o montante da dívida, o senador não respondeu ao nosso contato.

Eventos e redes sociais
Seguindo o raciocínio dos números de pesquisa recente sobre a sucessão em Aracaju, há uma prova inconteste de que, até o momento, tudo não passa de guerra de retórica entre os líderes políticos. Emília Corrêa, que tem priorizado sua pré-campanha nas redes sociais, lidera, já Yandra, que mantém intensa agenda nas ruas, aparece empatada com outras mulheres que não têm tido o mesmo tipo de atividade. Ou seja, não há fórmula e o povo pouco está atento.

Principal número
Da mesma pesquisa, o principal número a ser analisado é o da modalidade espontânea, onde os candidatos são livremente citados pelos entrevistados. Nesta, todos os nomes aparecem quase que empatados tecnicamente e o índice de pessoas que ‘não sabem ou não responderam’, supera a casa dos 70%. Eleitor só se define no período eleitoral. O campo está aberto.

Yandra e Belivaldo
No aniversário de Fábio Mitidieri, a deputada federal Yandra Moura e o ex-governador Belivaldo Chagas permaneceram todo o tempo juntos. Posaram para foto e dialogaram bastante. Quando André Moura chegou, a sequência de diálogo e de bom clima de interação continuou. Yandra e Belivaldo deixaram o espaço juntos, afirmando, em clima de descontração, que iriam cumprir agenda em Aracaju.

Belivaldo comunica
Uma fonte revelou para a Domingueira, que Belivaldo espera apenas reunião com o governador Fábio Mitidieri para anunciar sua decisão de aderir ao projeto de Yandra. Ele estaria completamente à disposição, com definição de seu papel mais à frente, podendo ser o vice ou indicar o vice, que seria a sua filha, Priscila Felizola.

Verdadeiramente irreversível
A chegada de Belivaldo à pré-campanha de Yandra é o carimbo que faltava para que a classe política entenda que é um projeto verdadeiramente irreversível. Segundo fonte, Yandra já detém planejamento de orçamento de campanha em execução.

André não recua de Marcos
Um portal de notícias divulgou que André Moura poderia recuar do projeto de Marcos Santana em eleger Júlio Júnior prefeito, em virtude da possível aliança com Gedalva Umbaubá. A resposta está na agenda de André, que participa hoje de procissão em São Cristóvão ao lado de Marcos Santana, de Júlio Júnior e do deputado Paulo Júnior.

Júlio no União
A informação é de que, nas próximas semanas, o prefeito Marcos Santana deverá reunir seu agrupamento e anunciar a decisão de filiação de Júlio Júnior ao União Brasil. Atualmente no MDB, Marcos perdeu o comando da sigla para a oposição.

PP realiza ato de filiação
O Partido Progressistas (PP) em Sergipe está preparando um grande ato de filiação e apresentação de pré-candidatos para as eleições deste ano. Sob a liderança do presidente estadual, senador Laércio Oliveira, o evento está marcado para o dia 1º de março, às 16 horas, no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju. A expectativa é que o evento reúna membros, simpatizantes e potenciais filiados. O presidente nacional, Ciro Nogueira, assim como outros líderes nacionais, já confirmaram presença.

Renata tomou posse
A delegada Renata Aboim tomou posse como presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe, a Adepol/SE. Com ela, uma nova diretoria também assumiu a missão da defesa da categoria e a promoção de ações. Renata é uma delegada que demonstrou sua competência ao longo de sua carreira, com destaque para sua atuação no DAGV. Boa sorte, aos empossados!

OAB e a coletiva
A coletiva da última sexta-feira, convocada pela direção da OAB-Sergipe, deixou muitas informações em aberto. A preocupação maior foi reclamar do vazamento de informações. Houve pouca empatia com a vítima e nenhuma explicação sobre que medidas foram tomadas com a ex-presidente da Comissão de Direitos da Mulher, já que o presidente Danniel Costa afirmou que a mesma teve contato com a vítima e não informou à direção.

Advogadas agem em coletivo
Vários coletivos de advogadas, com atuação em Sergipe e em vários estados do Brasil, passaram a postar nas redes sociais uma campanha de apoio à advogada supostamente vítima de estupro. “Colega sergipana, eu te vejo, eu te entendo, eu te acolho”. Essa é a mensagem central. A postagem segue o mesmo padrão e ganhou corpo nas redes sociais neste sábado.

PDT ativou ‘modo on’
O prefeito Edvaldo Nogueira ativou no PDT o ‘modo on’ e começou a rodar a cidade realizando encontros com moradores dos bairros de Aracaju. Primeiro, o PDT convocou lideranças para uma reunião geral e, dias depois, um encontro com moradores do Santa Maria e 17 de Março foi realizado. Edvaldo sempre ao lado de Luiz Roberto, que é o pré-candidato do partido.

Aniversário de Fábio
O aniversário do governador Fábio Mitidieri foi muito prestigiado. Aliás, como sempre. Virou ponto de encontro de lideranças políticas, prefeitos e parlamentares dos 75 municípios sergipanos. Este ano, Fábio foi homenageado por um cordel, que contou sua história de vida.

Aniversário de Fábio II
Para recepcionar seus convidados, Fábio e a esposa Érica se mantiveram em pé por mais de quatro horas. Fabio foi chamado ao palco para as homenagens e isso fez aumentar o número de pessoas que com ele ainda não tinham falado. A quantidade de pessoas foi realmente impressionante.

Republicanos em guerra
Filiados ao Republicanos estão revoltados com a postura do pastor Alex Melo. Ele é o novo nome apresentado como candidato pela Igreja Universal e teria negociado o apoio da instituição e do partido a Yandra Moura sem dialogar com os filiados e pré-candidatos. Muitos estão pressionando Gustinho Ribeiro para se posicionar. Nos próximos dias, filiados prometem protestar publicamente, caso Gustinho não chame o feito à ordem.

Assessor gravador
Em um determinado evento social a que fui convidado, atuei como profissional de imprensa e passei boa parte do tempo conversando com diversas lideranças políticas. Determinado momento, o assessor de um prefeito da região Agreste filmou parte da movimentação. Claro que não o abordei, apenas registrei na mente quem é e com quem trabalha e o deixei se divertir com a brincadeirinha de espião.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1