Política

  • Início •
  • Blog

“Ninguém quer virar a mesa, ninguém quer dar o golpe”, diz Bolsonaro em reunião com ministros

Da Redação

09/02/2024


O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta sexta-feira, 9, o vídeo da reunião que foi marcada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro com conteúdo atrelado a uma suposta discussão de um golpe.

O vídeo é uma das provas apresentadas dentro da Operação Tempus Veritatis (Hora da Verdade), deflagrada pela Polícia Federal nessa última quinta-feira, 8, para investigar uma suposta organização criminosa que tinha como objetivo atuar na tentativa de golpe de Estado.

As investigações apontaram que o grupo formulou uma minuta, com a participação de Bolsonaro, que previa uma série de medidas contra o Poder Judiciário, incluindo a prisão de ministros da Suprema Corte.

A operação começou após o  ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, ter fechado acordo de colaboração premiada com investigadores da PF. Durante as investigações, foi encontrado em um dos computadores a gravação de uma reunião realizada em 5 de julho de 2022 e marcada pelo ex-presidente.

Segundo a PF, no encontro, o então presidente cobrou aos presentes que usassem os cargos para disseminar informações falsas sobre supostas fraudes nas eleições. Durante fala dirigida ao  ex-ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ele pede que todos os ministros repitam o que ele falar.

“Daqui para frente, quero que todo ministro fale o que vou falar aqui. E se o ministro não quiser falar, vai ter que falar para mim por que ele não quer falar… Agora, se não tiver argumentos para me demover do que eu vou mostrar, não vou querer papo com este ministro. Está no lugar errado”, disse. 

O ex-presidente também  levanta suspeitas sobre a atuação dos ministros do STF Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. “Os caras estão preparando tudo para o Lula ganhar no primeiro turno, na fraude”.

“Alguém tem dúvida do que vai acontecer no dia 2 de outubro? Qual resultado que vai estar às 22h na televisão? Alguém tem dúvida disso? Aí a gente vai ter que entrar com um recurso no Supremo Tribunal Federal. Vai pra p…. Ninguém quer virar a mesa, ninguém quer dar o golpe. Ninguém quer botar a tropa na rua, fechar isso, fechar aquilo. Mas nós estamos vendo o que está acontecendo. Vamos esperar o quê?”, acrescentou.

No total, a Polícia Federal cumpriu 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. Por determinação de Moraes, os investigados estão proibidos de manter contato e de deixarem o país. Também precisam entregar os passaportes em 24 horas e estão suspensos do exercício das funções públicas.

Todas as medidas tiveram o aval do procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet. Entre elas, estava a entrega do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro às autoridades.

Confira alguns trechos da reunião

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1