Domingueira

  • Início •
  • Blog

A indecisão governista, os nomes que unificam, a esquerda e a consolidação de Emília

Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios

04/02/2024


Desde a eleição de 2022 que o grupo governista está atônito e sem entender a cabeça do eleitor sergipano. A carência de lideranças que se imponham pela sua história tem tendenciado o eleitorado a buscar o voto de protesto, numa escolha por mudanças. Mais que personagem, Valmir de Francisquinho foi exatamente a junção dessas duas perspectivas.

Chega 2024 e a população assiste governistas debaterem pouco a cidade de Aracaju e se engalfinharem rumo aos seus projetos pessoais em 2026. Nada mais explica o atual momento. E o eleitorado que não é tolo, observa de camarote as movimentações, esperando a hora do voto para expressar seus anseios.

Os pré-candidatos e pré-candidatas governistas pouco têm se jogado em diálogos com a população e, muito menos, se arriscado em debater os prós e contras da gestão de Edvaldo Nogueira.

O fato é que apenas dois nomes são apontados como capazes de unificar o grupo. O vice-governador Zezinho Sobral e a deputada federal Katarina Feitoza. Com uma vantagem para Katarina: em caso de vitória, o PSD manteria vaga na Câmara Federal.

Não se trata de incapacidade política de Edvaldo Nogueira, muito menos de deméritos de Luiz Roberto. A questão é que algumas lideranças do grupo não estão dispostas em atuar para Luiz, pois em caso de vitória, ele fortaleceria o prefeito de Aracaju numa disputa pelo Senado. Voluntária ou involuntariamente, Edvaldo se tornou o foco, é ‘a carne de onça’ a ser devorada. A intenção é aniquilar o pedetista do pleito de 2026. Fato!

Na esquerda, o nome que tende a atrair com mais força a atenção do eleitorado progressista é o da advogada Niully Campos do PSOL, ela efetivamente tem história e militância. Como disse Lula em São Paulo, “o partido não é massa de manobra de candidato”. O presidente disse ainda, que o PT deveria priorizar nome com efetiva militância nos movimentos sociais. O conselho foi dado por que, segundo Lula, o PT tem escolhido mal os nomes que vão para a disputa.

A indecisão na escolha do grupo governista e a ausência da abordagem dos temas que impactam o cidadão e a cidadã na cidade, tem como consequência, a consolidação do nome de Emília Corrêa. Surgem informações de bastidores de que Emília Corrêa ultrapassou a média de desempenho nas pesquisas de consumo interno e estaria hoje mais isolada ainda na liderança.

Até o momento, ela é a única que aponta os problemas das comunidades aracajuanas, que vai ao meio do povo, que põe os pés nos problemas, sem marketing refinado e, mais ainda, sem a necessidade de gastar valores vultuosos para realizar eventos que possuem o único objetivo de comprar lideranças nas comunidades.

Chega o Carnaval, e a folia será permeada por muitos diálogos e negociações. Após ele, se aproximam os últimos dias para as filiações. Será o momento em que poderemos observar quem se fortaleceu. Não será o ponto final, mas, sem dúvidas, uma importante etapa para quem quer chegar com chances de vitória em outubro.

NOTAS DA SEMANA

Katarina com Kassab
Uma exclusiva dessa Domingueira. Fontes asseguram que a deputada federal Katarina Feitoza foi convidada pelo presidente nacional de seu partido, Gilberto Kassab, para uma reunião amanhã, segunda-feira. Na pauta, as eleições de 2024. Dizem que Kassab quer a deputada oficialmente na disputa como o nome do PSD em Aracaju.

Katarina une
Segundo o vereador e presidente da Câmara de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, Katarina Feitoza seria o nome para unir o agrupamento governista. Além de bom trânsito com todas as forças políticas, o PSD manteria a vaga na Câmara Federal com Nitinho.

Emília avisa
“Fake News comigo não cola”, disse a pré-candidata Emília Corrêa numa postagem em sua conta no Instagram nesse sábado. Ela informa que sobre alianças, só ela fala por ela. Foi uma espécie de aviso aos que andam especulando sobre seu futuro partidário e o grupo que a acomodará neste pleito de 2024.

Candisse deu play
A agora oficialmente pré-candidata pelo PT, Candisse Carvalho, deu um play em sua caminhada. O percurso dela é o mais longo dentre todos. Além da aprovação que parece já ter do PT, ela precisará conquistar os demais partidos da federação, PCdoB e PV.

Vice de Niully
Há quem diga que o PT de Aracaju fará o mesmo que o de São Paulo. Apoiará a pré-candidatura de maior probabilidade de sucesso, neste caso, da advogada Niully Campos. Lá em São Paulo, o PT filiou Marta Suplicy, que será vice de Boulos. Aqui, Candisse seria vice de Niully.

Ausência de João Daniel
No evento que marcou a inscrição da pré-candidatura de Candisse Carvalho, a ausência sentida foi a do deputado federal João Daniel. O parlamentar, segundo imagens de suas redes sociais, esteve em reunião com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Compromisso que, facilmente poderia ser remarcado. Será que há um racha interno no PT? Nos bastidores, o comentário geral é de que João seria contrário ao lançamento de Candisse.

Edvaldo chamou
Fontes próximas a Ricardo Vasconcelos informam que, após declarações dele no Narcizo Machado Convida e reproduzidas no Jornal da Fan, o prefeito Edvaldo Nogueira chamou o presidente para um diálogo. Ricardo afirmou que Luiz Roberto ainda não o havia procurado para dialogar, e defendeu o nome de Katarina Feitoza.

Enfrentamento à dengue
Ontem, o prefeito Edvaldo Nogueira e a secretária de Saúde, Waneska Barboza, estiveram reunidos com a ministra da Saúde Nísia Trindade e diversos outros prefeitos para discutir ações de combate à dengue. A doença já começa a se efetivar como uma epidemia em alguns estados e municípios. Na próxima quarta-feira, 7, Edvaldo realiza reuniões com os órgãos municipais para debater ações locais.

Fabiano em Brasília
Quem estará em Brasília nesta semana que se inicia é o vereador Fabiano Oliveira. Ele percorrerá uma agenda, ao lado de Laércio Oliveira, para ser apresentado às lideranças nacionais do Progressistas como o nome do partido para 2024 em Aracaju. Ciro Nogueira, presidente nacional da agremiação, e os senadores do partidos, estão entre os visitados.

Valadares em Sergipe
O chefe da assessoria parlamentar da Secretaria Geral da Presidência, Valadares Filho, que agora preside o Solidariedade, passou o fim de semana em Sergipe. Só na sexta-feira ele fechou a organização de onze diretórios municipais. Nesta segunda, ele mantém novas reuniões e volta a Brasília no fim da tarde.

Ato do Solidariedade
Na terça-feira, Valadares Filho será recepcionado em ato solene organizado pela direção nacional do partido em Brasília, na sede nacional da agremiação. O evento contará com a participação da bancada federal do Solidariedade. No final de março, um evento ocorrerá aqui em Sergipe.

Progressistas em março
Dia 1º de março foi agendado como marco na etapa de filiações no Progressistas. O partido realizará um evento, quando deve apresentar novos filiados. O presidente e senador Laércio Oliveira resolveu ser o primeiro a realizar os atos oficiais.

Fábio em Capela
O governador Fábio Mitidieri esteve ontem em Capela onde, ao lado da prefeita Silvany Mamlak, entregou obras para a população. Entre elas, uma rodovia esperada há décadas, que liga a sede do município ao povoado Cuminho. Em discurso, Fábio provocou o laranja, “é muito fácil falar de Capela, dificil é trabalhar por Capela”.

CPI da Barra
A CPI instalada na Barra não conseguiu prorrogação de prazo. Por sete a cinco, a base do prefeito rejeitou o pedido para estender as investigações. Esta semana, a Câmara da Barra vota o relatório final. Se depender da bancada de apoio ao prefeito Alberto Macedo, o documento também deverá ser rejeitado. Restará então às instituições de fiscalização, tomar providências com as informações colhidas nas investigações.

Luiz no Jornal da Fan
A segunda começa no Jornal da Fan com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Luiz Roberto. Ele detalhará mais uma etapa burocrática vencida para a construção da ponte Tancredo Neves/Coroa do Meio.

Alessandro no Jornal da Fan
Alvo de espionagem por parte da ‘Abin paralela’, o senador Alessandro Vieira também chega aos estúdios da Fan, para amanhã, segunda-feira, detalhar a visão dele sobre esse fato, detalhar as ações de seu mandato e analisar o cenário de 2024.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1