Política

  • Início •
  • Blog

Niully x Candisse: eleitorado de esquerda entre trajetória e experimento

Por Narcizo Machado

30/01/2024


Bastidores
Por Narcizo Machado

A advogada Niully Campos disputará a Prefeitura de Aracaju pelo PSOL. A jornalista Candisse Matos tende a ser, ‘por eliminação’, o nome do PT.

Niully tem trajetória consolidada na esquerda, com militância real no movimento estudantil, com passagem por movimentos de defesa dos direitos humanos. Recentemente, foi aprovada professora temporária da UFS. Experiente em eleições, Campos já disputou vários mandatos, o último em 2022 quando obteve quase 5% do votos no primeiro turno para o Governo de Sergipe.

Candisse Matos iniciou sua aproximação com a esquerda ou, mais especificamente, os moderados do PT, após o trabalho profissional na campanha do esposo Rogério Carvalho, então eleito senador em 2018. Coordenou o marketing da eleição de 2022 e admitiu não ter trajetória no campo ideológico em recente encontro do partido, quando disse que seu pertencimento ao partido se dá pela origem social. Em eleições, Candisse, se escolhida, será um experimento.

Não é demérito de uma e mérito da outra, são fatos e constatações que farão parte da análise do eleitor.

Niully possui mais identidade com o eleitorado de esquerda por ter comprovada trajetória com as pautas deste campo ideológico.

Não por outro motivo, mulheres e homens, que são experientes analistas da política da capital sergipana, tem reafirmado que o PSOL, se souber se posicionar e construir uma boa campanha, tende a, no mínimo, sair do pleito de 2024 com o marco de superar na preferência do eleitor, o partido que outrora rompeu um ciclo histórico nas eleições da capital.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1