Cidade

  • Início •
  • Blog

"É o meu coração fora do meu peito”, diz manicure que teve filha aprovada em 1º lugar em Medicina na UFS

Por Larissa Gaudêncio

30/01/2024


Orgulho é a palavra que a manicure Ana Pauline Silva repete inconscientemente para falar da filha Rayssa Silva, de 20 anos, que foi aprovada em 1º lugar no curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Trilhar a trajetória do ensino superior na federal é um sonho antigo da jovem que se concretizou nesta terça-feira, 30, quando teve acesso ao site do Sisu.  

Em relato ao Portal Fan F1, Ana Pauline reforçou o esforço da filha e a resiliência que se sobrepôs à rotina puxada desde 2021, quando Rayssa concluiu o ensino médio em uma escola da rede pública de ensino. 

“Eu sou suspeita em falar, Rayssa é o meu coração fora do meu peito. Eu costumo dizer que Rayssa é uma filha mais que especial. Então assim, Rayssa sempre foi muito dedicada, Rayssa sempre foi muito esforçada, ela sempre lutou pelos sonhos dela. Rayssa veio de escola pública, ela estudou no Colégio João Alves”, disse ela. 

No ano passado, a jovem deixou a residência da família em Divina Pastora, sua cidade natal, para fazer um curso preparatório na capital. O incentivo familiar foi essencial nessa fase, conta Ana Pauline, pois Rayssa tinha o suporte da avó materna, com quem ficava durante a semana para estudar em Aracaju. 

“No ano passado, eu me juntei com a minha família, irmão e mãe, para nós conseguirmos colocá-la em um cursinho particular. E aí ela foi muito bem de novo, bem melhor que a primeira, claro, por causa do suporte, e aí esse ano foi mais ainda”, disse Ana, ao que acrescentou: “Nunca deixei ela só. Sempre eu estou aqui [em Aracaju], sempre dando suporte e tudo. Uma noite eu fico no interior, uma noite eu fico aqui com ela e, assim, a gente conseguiu. Hoje estamos onde nós estamos, graças a Deus”.

Segundo Ana, a centelha da esperança pela aprovação se acendeu no momento da divulgação das notas do Enem 2023, quando a filha tomou conhecimento de que tinha a média necessária para passar no curso desejado. 

“Ela viu que com a pontuação que ela fez, ela entraria na Universidade Federal. E aí ficamos na expectativa para hoje, que sairia o Sisu, e é como ela sempre dizia: ‘Minha mãe, eu vou entrar na faculdade dos meus sonhos e vai ser onde nós podemos ir até o fim, porque a gente não tem condição financeira nenhuma para uma escola particular, mas Deus vai me dar a vitória na pública’, e ele deu, graças a Deus”, completou.

Ana também falou sobre as dificuldades para a criação da filha, mas ressaltou a valorização da educação e o esforço conjunto para a realização do sonho. 

“Eu criei minha filha sozinha, com a ajuda de Deus e o suporte da minha mãe, né? Mas foi isso. Eu sozinha com a minha mãe, criamos e conseguimos que Rayssa fosse essa pessoa que Rayssa é hoje”, finalizou.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1