Cidade

  • Início •
  • Blog

Verão Sergipe chega a Canindé de São Francisco na última sexta-feira de janeiro

Publieditorial

23/01/2024


No último fim de semana de janeiro, o sertão sergipano recebe mais uma etapa do Verão Sergipe. O evento, realizado pelo Governo do Estado, chega a Canindé de São Francisco nos dias 26 a 28. O município é a terceira parada do Verão Sergipe, que foi retomado pela atual gestão estadual depois de 11 anos sem ser realizado. O festejo, que contempla programação cultural e esportiva, tem movimentado as cidades do interior do estado onde tem acontecido as atividades. Antes de Canindé, já receberam o Verão Sergipe a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, na abertura, e Ponta dos Mangues, em Pacatuba.

Em Canindé, o público vai contar com uma programação artística que inclui Bruninho Top7, Matheus Fernandes, Iguinho e Lulinha e Dan Chicleteiro, na sexta-feira, 26, e Luiza Martins, Vitor Fernandes e MariaMilena e Banda Naurêa, no sábado, 27.

O Verão Sergipe tem como objetivo alavancar a economia local por meio do turismo, além de fomentar a prática de atividade física. Nas noites de sexta e sábado, o público pode aproveitar os diversos shows musicais, com artistas e bandas sergipanas e nacionais. Já durante o dia, no sábado e domingo, é realizada a programação esportiva, com várias modalidades de livre participação do público ou competições que requerem inscrição prévia, que deve ser feita no site veraosergipe.se.gov.br.

A abertura do Verão Sergipe aconteceu no último dia 12, na Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, e seguiu até o domingo, 14. De forma inédita, a Ponta dos Mangues, no município de Pacatuba, no baixo São Francisco, também foi incluída na programação, de 19 a 21, recebendo, inclusive, o famoso ex-Titã Nando Reis, no dia 20. E nos dias 26, 27 e 28 é a vez de Canindé de São Francisco ser contemplado. O cronograma do Verão Sergipe encerra em Pirambu, nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro. O Carnaval do Abaís, em Estância, ainda faz parte da ação, com o apoio do Estado à programação momesca de 9 a 11 de fevereiro.

Economia aquecida

Proprietária de uma loja de confecções da cidade, Mayara Santana disse que espera o aumento nas vendas, com a chegada do Verão Sergipe em Canindé. “Ficamos felizes por sermos também escolhidos para sediar o evento. A expectativa é muito grande para o comércio, em especial para mim. Sentimos que a cidade entrou no clima. As pessoas se animaram, querem estar bem-vestidas e uma coisa leva a outra: elas consomem mais! Tenho certeza de que será um sucesso para todos. Tanto para a organização, quanto para o comércio local”, avaliou.

Roseane Titico também é autônoma no município e acha que a iniciativa, que já tem movimentado a cidade, trará resultados efetivos à economia. Segundo o Governo do Estado, foram investidos R$ 10 milhões na realização do Verão Sergipe nos municípios sergipanos que recebem a programação, na expectativa de que o investimento dê retorno com geração de emprego e renda. “Acredito, sim, que vai gerar renda extra para nós. A cidade está movimentada. Tem gente daqui e de fora. Isso valoriza nossas riquezas e, também, levanta a nossa autoestima”, considerou.

O Verão Sergipe foi criado em 2007, com o propósito de movimentar o estado durante a estação. Após mais de dez anos sem a realização do evento, o modelo de 2024, a exemplo das edições anteriores do Verão Sergipe, também promove atividades culturais e esportivas em municípios diferentes durante quatro fins de semana.

Programação

A programação de Canindé começa na sexta, 26, com as apresentações de Bruninho Top7 (20h), Matheus Fernandes (22h), Iguinho e Lulinha (00h) e Dan Chicleteiro (2h). No sábado, 27, as atrações são MariaMilena, Luiza Martins, Vitor Fernandes e Banda Naurêa.

O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu e Deso.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1