Nacional
- Início •
- Blog
Após 50 anos, IBGE volta a adotar o termo favela em censos e pesquisas
Da redação
23/01/2024
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Nesta terça-feira, 23, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que passará a usar a denominação “favelas e comunidades urbanas” nos censos.
O termo favela era usado historicamente pelo órgão desde 1950, mas recentemente as expressões “aglomerados urbanos excepcionais”, “setores especiais de aglomerados urbanos” e “aglomerados subnormais” se tornaram principais para se referir a esses locais.
Segundo o IBGE, a pesquisa censitária daquele ano mostrou diversos desafios referentes à identificação, ao mapeamento e à classificação das favelas, começando pela construção do conceito do termo, original do Rio de Janeiro, que era pouco conhecido em outras regiões brasileiras.
Agora, a alteração se justifica pela demanda dos moradores de favelas e comunidades urbanas. De acordo com o órgão, o termo favela está vinculado à reivindicação histórica por reconhecimento e identidade de movimentos populares .
Números da ONU-Habitat 2022 indicam que aproximadamente 1 bilhão de pessoas vivem atualmente em favelas e assentamentos informais, em todo o mundo.