Cidade

  • Início •
  • Blog

Em período de defeso, 150 mil peixes são soltos durante festejos no interior sergipano

Da Redação

22/01/2024


Durante os festejos de Bom Jesus dos Navegantes, nos municípios de Gararu, Santana do São Francisco e Ilha das Flores, 150 mil peixes foram soltos para o repovoamento no rio São Francisco neste fim de semana.   

A campanha realizada pela  Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com as ações de repovoamento, chamadas regionalmente de peixamentos, têm como objetivo recompor e manter os estoques pesqueiros na Bacia do São Francisco. Realizado em parceria com as prefeituras locais, esse processo contribui para a economia da região, ao manter a pesca nos locais beneficiados.

No sábado, 20, 50 mil alevinos e pós-larvas de curimatã, pacamã e camarão-pitu foram lançados no Rio São Francisco em Gararu. Neste domingo, 21, mais 100 mil alevinos das mesmas espécies foram soltos em Santana do São Francisco e em Ilha das Flores, com cada município recebendo 50 mil espécimes.

Realizados para compensar o represamento de rios da Bacia do São Francisco, os lançamentos de alevinos e pós-larvas são necessários para manter a fauna na região. Isso porque, com as barragens, os peixes não conseguem subir os rios para se reproduzirem.

No próximo domingo, 28, a Codevasf irá realizar outra ação de repovoamento no rio São Francisco, ainda durante a realização das festas de Bom Jesus dos Navegantes no município de Propriá.  

Fonte: Codevasf/ Agência Brasil
Imagem: Codevasf

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1