Domingueira

  • Início •
  • Blog

A concessão da Deso será redenção ou condenação para Fábio em 2026?

Por Narcizo Machado

21/01/2024


Estamos diante de uma sacada nova pós-eleições? É um estelionato eleitoral fazer uma PPP na Deso? Para ambas, uma única resposta: Não! As parcerias com a iniciativa privada estão, inclusive, na pauta do Governo Lula. Em abril, o presidente assinou decreto retirando limite de 25% para investimentos via PPP, com isso, a expectativa é de que R$ 120 bilhões sejam aportados em água e esgoto até 2033.

Voltando a Sergipe, é preciso lembrar que Fábio Mitidieri prometeu em campanha uma PPP na Deso. Disse isso de forma clara e transparente, inclusive, em reunião com a direção do Sindisan. “Eu não vou privatizar a Deso, defendo a criação de uma Parceria Público-Privada (PPP) e o modelo será feito em discussão com a empresa.”, declarou o então candidato aos sindicalistas.

E realmente não é privatização. A concessão terá prazo, contrato com obrigações, fiscalização da Microrregião e da Agência de Regulação de Sergipe (Agrese). Esta última irá contratualizar a concessão entre o Estado e a empresa vencedora.

Se Fábio está sendo coerente com sua visão político-administrativa, a oposição também o é. Nada de anormal. Só não pode fazer discurso desonesto de ‘fim dos tempos’. Ou para serem coerentes, devem incluir em suas avaliações o presidente Lula, que é do PT e está incentivando PPPs. Retóricas para um lado e para outro, elas não deixarão de existir, afinal, são ingredientes da disputa política.

O que de fato nos importa é a solução dos problemas. É termos o fim de comunidades sofrendo sem água potável e tratamento de esgoto. O essencial é superarmos as metas do Marco do Saneamento, que determina que até 2033, 99% das pessoas tenham acesso a água potável e 90% ao tratamento de esgoto. Sergipe tem hoje, segundo dados da diretoria da Deso, algo em torno de 92% da população com água potável e 52% com acesso a tratamento de esgotos.

Se o caminho escolhido pelo governo é a concessão, o sucesso e o insucesso da medida, recairá sobre os ombros do líder. A fatura será cobrada em 2026. Tendo sucesso, ela será a redenção de Fábio que pode ser carimbado de ‘Fábio da água’ e pavimentar a sua reeleição.

Alguns pontos são essenciais, como não haver demissões em massa, ao contrário, precisamos continuar com a geração de empregos, e não serem permitidos aumentos abusivos.

Se algo der errado, o caminho de Fábio em 2026 pode ser tortuoso como foi o de 2022, abrindo espaço para uma oposição forte e organizada lhe enfrentar com chances de vitória.

Então já sabe, é o grupo da situação torcendo a favor e o da oposição contra e com a faixa pintada: “Eu já sabia”. E o povo? Para alguns é mero detalhe. Quando, na verdade, deveria ser o foco. Independente de dividendos políticos, torçamos que o melhor aconteça para a sociedade.

Notas da semana

Assembleia da MAES I
Da classe política, a mais restritamente alguns gestores, poucos tem conhecimento do que seja a MAES (Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe), uma autarquia criada para definições sobre a política de água e esgoto. É um ‘conselhão’ formado pelo 75 prefeitos e o Governo de Sergipe. A este órgão caberá a aprovação da proposta de concessão e a fiscalização dos serviços de água e esgoto em todo o estado de Sergipe.

Assembleia da MAES II
Antes da realização da assembleia da última quinta-feira, o município de São Cristóvão foi o único a apresentar questionamentos sobre a forma como a MAES foi formalizada, apontando ausência de democracia no processo decisório. Durante o evento, Marcos Santana pontuou seus questionamentos, mas não obteve sucesso.

Assembleia da MAES III
Quatro votações ocorreram na quinta-feira. A primeira votação teve o objetivo de referendar a consulta pública que está aberta em site específico da Agência de Desenvolvimento. Os municípios de São Cristóvão e Barra foram contra. A segunda buscou referendar o nome de Lígia Ourives como secretária-geral da entidade. São Cristóvão foi o único contra. Na sequência, entrou em pauta a definição da PGE como ‘assessoria jurídica’, mas, mais uma vez, apenas São Cristóvão contra. Por último, a aprovação do estatuto da MAES. Argumentando pouco tempo para estudo e análise, São Cristóvão, Salgado, Itabaiana e Barra foram contrários.

Burocracia da MAES
Poucos setores da sociedade terão como entender como funciona a autarquia. Para se ter uma ideia, os municípios. Aí tem representação paritária. Seus votos possuem pesos diferentes e o Governo do Estado com um peso mais diferenciado ainda. Não é uma democracia direta. Para reverter posições governistas se torna quase impossível.

Próximo passo
A MAES já definiu que uma assembleia extraordinária será convocada para análise da consulta pública. Ela deve ocorrer após o Carnaval.

CPI da Barra
O prefeito Alberto Macedo conseguiu liminar para não depor, e é preventivamente proibido a presidente convocá-lo através de medida coercitiva. A defesa do prefeito alega que ele não faz parte das investigações.

CPI da Barra – Novo Pix
Um vídeo apócrifo está circulando nas redes sociais afirmando que o ex-prefeito Airton Martins é quem manda na comissão. Um empresário, filho da vereadora Guega, também teria recebido PIX da empresa investigada. Segundo o vídeo, ele não é convocado por ser protegido por Airton.

Niully é a primeira
A advogada Niully Campos é a primeira mulher oficializada na disputa pela Prefeitura de Aracaju. O PSOL, após longo período de plenárias com sua militância, referendou o nome dela em reunião da direção municipal na última quinta-feira. Niully foi a candidata do partido ao Governo de Sergipe. Segundo a agremiação, sua votação de quase 12% na capital torna seu nome o mais robusto eleitoralmente.

Grupo de Linda discorda
A deputada estadual Linda Brasil queria ser o nome do PSOL. Porém, na disputa interna, perdeu. Grupos de militância na causa LGBTQIA+ estão lamentando a decisão do PSOL e, por óbvio, expressam suas reclamações nas redes sociais. O fato ocorrido com Linda não é único. Vários partidos e grupos políticos já fizeram opções de ir para uma disputa com nomes com menor apelo social. Portanto, não há porque se argumentar preconceito de gênero.

PT define em fevereiro
O Partido dos Trabalhadores deve definir em fevereiro que nome representará a legenda na disputa em Aracaju. Com solidez eleitoral e condições de disputa existem três possibilidades: Eliane Aquino, Rogério Carvalho e Márcio Macedo. O quadro parece estar praticamente definido. Rogério não quer, Márcio não terá aval para deixar o ministério e Eliane Aquino não poderá. Assim, o PT saca um projeto experimental com a jornalista Candisse Carvalho.

PT define em fevereiro II
Ninguém tem a chave da cabeça do eleitor. A arriscada estratégia de formar um nome novo sempre foi usada. Alguns casos com sucesso, outros com verdadeiros vexames eleitorais. Em 2020, com um nome experimentado, o PT amargou a quarta colocação. Daquela eleição surgiu o hoje deputado federal Rodrigo Valadares. Havia um público carente de um perfil de candidatura.

PT define em fevereiro III
No caso de 2024, eleitores com perfil de voto petista não estão órfãos. Há diversos nomes colocados no cenário que atraem o eleitor deste campo ideológico. Seja pelo perfil de gestor, que tem agradado nos últimos pleitos, seja pela postura mais radical. As chances de uma dura derrota que impacte nas perspectivas do PT em 2026 são grandes.

PT define em fevereiro IV
Um petista experiente diz que falta a Rogério Carvalho a postura de Marcelo Déda em 2000. Reeleito deputado federal com votação expressiva em 1998, Déda mirava a disputa de 2002 para o governo. Foi convencido a ir ‘para o sacrifício’ e o projeto deu certo. Hoje, Rogério é o nome mais consolidado e com maior liberdade para se jogar na disputa. “Seus objetivos pessoais suplantam os do coletivo petista em ter um candidato competitivo?”, pergunta um petista raiz sem querer se identificar. “Direi isso nas instâncias partidárias”, assegurou.

Moana Valadares e Emília Corrêa
Lançada pré-candidata a vereadora pelo esposo, o deputado federal Rodrigo Valadares, a jovem Moana Valadares deu play nas postagens políticas. Antes ela se concentrava na família. Agora embarca em vídeos polêmicos e postagens instigantes. Entre elas, uma foto com Emília, onde ela afirma: “Deus vai estabelecer um novo tempo”. Parece que o caminho dela e do esposo será mesmo com Emília.

Danielle Garcia no MDB I
A delegada Danielle Garcia demorou, mas confirmou em suas redes sociais a informação publicada com exclusividade na Coluna Bastidores. Se filia ao MDB na próxima quarta-feira, 24. Alguns colegas da imprensa colocaram em dúvida a filiação dela ao MDB, em virtude da não confirmação logo após a publicação da matéria.

Danielle Garcia no MDB II
O anúncio foi feito por Alessandro Vieira durante a primeira reunião política do agrupamento governista e revelada com exclusividade para este colunista pelo próprio senador. Danielle Garcia segurou a confirmação de filiação até uma reunião política com o governador Fábio Mitidieri, que ocorreu na última semana.

Danielle Garcia no MDB III
A delegada não parece estar com desejo de ser coadjuvante em 2024. Sua pré-candidatura pode não ser apenas um jogo de cena. Uma das líderes nas pesquisas, ela parece desejar ir para disputa com efetividade, e não apenas ser um nome para composição como vice.

Emília segue orando
Questionada para a Domingueira sobre novidades em seu caminho de 2024, a vereadora Emília Corrêa afirmou que segue orando. “O que tem definido, meu amigo, é que a Emília continua orando a Deus, caminhando, dialogando com as pessoas e com os líderes partidários para, em um futuro próximo, tomarmos a decisão”.

Emília e seu destino partidário
Sobre o partido pelo qual disputará as eleições de 2024, ela afirma que segue em diálogo. “Estou ouvindo alguns diretórios nacionais, outros estaduais e conversei com o diretório do meu partido, que é o PRD, o qual tenho dito que terá a preferência. Porém, como ainda temos 75 dias para tomada da decisão, vou ouvir bastante os aliados, pedindo a Deus para que me guie para a decisão acertada, e acredito que no prazo máximo de 45 dias teremos definido por qual veículo partidário irei concorrer, e nos 30 dias para atingir o prazo ajustamos às questões proporcionais e superaremos mais essa etapa”.

Yandra e Heleno
O início do fim de semana foi marcado por um evento evangélico no Porto Dantas. O ‘Sergipe no Altar’ é organizado por Heleno Silva há mais de duas décadas. A edição de Aracaju de 2024 teve o apoio da deputada Yandra Moura e apresentação de Raio de Luar, filha de Heleno, que deve disputar vaga para a Câmara de Aracaju.

Yandra e Heleno II
Heleno garante que a parceria com Yandra foi apenas para o evento e que continua no Republicanos, com foco em disputar em 2026. Em Canindé, ele afirma que apesar de pontuar bem nas pesquisas, não sabe se entrará na disputa em 2024 ou caso não entre, quem apoiará.

Canindé entre Kaká e Machadinho
Heleno Silva afirmou que os dois projetos que hoje têm estrutura financeira para a disputa são os de Kaká Andrade, do PSD, que dizem ter um acordo com o atual prefeito Weldo Mariano, do PT, e do empresário Machadinho, do União Brasil, que tem circulado forte no município, tentando se construir como opção da oposição.

PP realiza almoço com a imprensa
Na última quinta-feira, o Partido Progressistas (PP) realizou um almoço com a imprensa para apresentar o balanço das ações durante o ano de 2023 e o planejamento para as eleições de outubro. O partido pretende ampliar sua participação nos municípios, saindo de oito para 25 prefeituras, além de aumentar o número de representantes na Câmara de Vereadores de Aracaju e dos municípios do interior do estado.

Laércio defende o nome de Fabiano
O senador Laércio Oliveira disse que trabalha para que o nome do vereador Fabiano Oliveira seja indicado para a disputa pela Prefeitura de Aracaju. Ele considera o seu trabalho em defesa do turismo, da geração de emprego e do empreendedorismo como um diferencial. “Eu estou trabalhando para deixar Fabiano Oliveira qualificado para ser o nome escolhido. Fabiano é o idealizador do Pré-caju. Mais de 300 mil pessoas estiveram presentes na festa, isso, claro, o torna um nome muito conhecido. Esse é um requisito importantíssimo para disputa municipal”, disse.

Yandra Moura e o Novos Caminhos para Aracaju
A deputada federal Yandra Moura realizou mais uma edição do Novos Caminhos para Aracaju. Desta vez, a parlamentar ouviu os principais problemas e as sugestões de moradores do Santa Maria. Na oportunidade, Yandra foi apresentada a problemas em relação ao transporte público, consultas em postos de saúde e a falta de creches. É difícil imaginar um recuo da deputada na disputa de 2024 com esse ritmo de eventos nos bairros da capital.

Samuel recebe mais apoio
“Estamos recepcionando o vereador Sargento Humberto em nosso agrupamento. Pessoa do bem, que tem um trabalho muito forte na comunidade socorrense e exerce um mandato com responsabilidade e muita coerência”, declarou Samuel nas redes sociais. O grupo de Samuel está muito forte com a presença de vereadores de mandato e que estão na oposição.

Katarina no Sertão
A deputada federal Delegada Katarina (PSD) esteve em agenda no Sertão neste fim de semana. Ela foi a Glória, onde visitou a sede da fábrica Natulac, uma das produtoras de leite da região, para conhecer melhor a produção e conversar sobre como apoiar ainda mais essa indústria que gera tanta renda para o estado. A parlamentar também esteve em Poço Redondo, onde foi recepcionada pelo vereador e liderança local, Aderaldo. Juntos, eles participaram da procissão em homenagem a São Sebastião, no povoado Bom Sucesso. A deputada tirou dias de descanso e já voltou à intensa agenda.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1