Política

  • Início •
  • Blog

Laércio diz que cobrança surtiu efeito e Petrobras deve licitar unidades flutuantes em até 30 dias

Da redação

15/01/2024


De acordo com o senador por Sergipe Laércio Oliveira (PP), em até 30 dias deve sair do papel a licitação promovida pela Petrobras para a locação de embarcações de processamento primário de óleo e gás, destinados à operação no Projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP).

Em entrevista ao Jornal da Fan, da rádio Fan FM, nesta segunda-feira, 15, o senador disse que há a perspectiva de retirada das plataformas fincadas na costa para a utilização de unidades flutuantes. Entretanto, em suas palavras, a licitação para o arrendamento desses equipamentos tem sido adiada. 

“Quero informar a todos os sergipanos que todas as plataformas da nossa costa estão desativadas, hoje significa ferro velho. Existe uma obrigação da Petrobras de retirar todas essas plataformas”, disse ele, ao que acrescentou: “A licitação, a nossa riqueza, o nosso gás, os 20 milhões de metros cúbicos que vão trazer desenvolvimento para o estado de Sergipe todo, a Petrobras vem retardando essa licitação para contratar os dois navios flutuantes, os dois FPSO. Hoje não tem mais a plataforma fincada, ela é flutuante, ela é um navio, ela processa o gás e o petróleo no próprio navio, os valores são altíssimos de uma plataforma dessa”.

Segundo Laércio, diversas cobranças sobre o tema foram feitas em seus discursos na tribuna do Senado e em provocações à Agência Nacional de Petróleo (ANP), ao Conselho de Administração (CAD) e ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

O senador informou que a diretoria da entidade entrou em contato com o governador Fábio Mitidieri para dar detalhes sobre o andamento do processo. 

“Semana passada eu soube que um diretor da Petrobras ligou para o governador, explicando a ele porque a licitação não ia acontecer hoje, seria hoje, mas ficou adiada por mais uns 30 dias, e eu espero a contratação desses navios. Nós temos a riqueza em solo, nós temos os estudos todos confirmados, petróleo de excelente qualidade e o gás também, a gente precisa do equipamento para fazer com que a operação comece e o processamento siga o seu fluxo natural”, completou. 

Relação com o Governo Federal

Na oportunidade, Laércio também falou sobre sua relação com o Governo Federal e deixou claro que não faz parte da base de Lula no Senado. 

“Não sou da base do governo, mas sou aliado em todos os projetos que são importantes para o Brasil e principalmente para o meu Estado. Se eu tiver que bater na porta do presidente Lula quantas vezes seja preciso para pedir por Sergipe, farei isso com o maior prazer. Se eu tiver que estar presente e for convidado pelo presidente para alguma ação que melhore a vida da sociedade brasileira, eu também estarei presente”, disse ele. 

Questionado sobre a ocupação de cargos na esfera federal, Laércio deu resposta positiva, ponderou que não há “compra” e justificou em tom de busca pelo desenvolvimento do país. 

“Os cargos não me compram por nada. Eu tenho cargo no governo federal sim, porque é uma dinâmica do Parlamento e diferente do que muita gente pensa, as relações em Brasília são instaladas dentro de muito respeito, principalmente no Senado Federal. Então, é natural essa questão de cargos dentro da esfera federal, como tenho aqui dentro do Ministério da Saúde aqui em Sergipe e todo mundo sabe a polêmica que se instalou naquele momento. A pauta principal é o desenvolvimento do meu país, é o bem-estar para a sociedade, independente que governo esteja presente”, finalizou. 

 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1