Nacional

  • Início •
  • Blog

TCU conclui auditoria sobre as eleições de 2022 e reafirma segurança do processo eleitoral

Da redação

26/12/2023


Na última semana, o Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu as últimas etapas da auditoria que conduziu sobre as Eleições Gerais de 2022. O órgão realizou cinco fases e reafirmou a segurança das urnas eletrônicas e de todo o processo eleitoral.  

O TCU já havia atestado a segurança das urnas em ocasiões anteriores, como após o segundo turno de votação, em novembro. Nas fases mais recentes,  foram avaliados aspectos da Segurança da Informação, como processos, procedimentos e sistemas da Justiça Eleitoral. 

“Desde o início, quando da fase de preparação e testes dos equipamentos e softwares até a computação dos resultados da votação, o acompanhamento realizado pela auditoria não detectou achados de auditoria relevantes que pudessem macular a segurança e a confiabilidade do sistema eletrônico de votação do Brasil”, diz o relatório do TCU.  

Na quinta fase, o TCU verificou a validade dos resultados das eleições divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Foram verificados, ao todo, 4.577 boletins de urna, sorteados aleatoriamente e entregues fisicamente ao tribunal de contas, comparando mais de 9 milhões de informações, segundo o relatório final da auditoria.  

“Ao final, não registrou uma única divergência entre os dados constantes das urnas eletrônicas e aqueles divulgados como resultados das eleições gerais de 2022”, concluiu o relatório.  

 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1