Nacional

  • Início •
  • Blog

Em discurso de Natal, Lula cita 8/1 e faz apelo sobre união: “Que o Brasil abrace o Brasil”

Da redação

25/12/2023


Em pronunciamento de Natal lançado nesse último domingo, 24, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, celebrou medidas tomadas pelo governo neste ano, falou dos atos do 8 de janeiro e pediu união nacional. O líder afirmou que seu desejo de fim de ano é que “o Brasil abrace o Brasil”.

“2023 foi o tempo de plantar e de reconstruir. Aramos o terreno, lançamos as sementes, aguamos todos os dias, cuidamos com todo o carinho do Brasil e do povo brasileiro. Criamos todas as condições para termos uma colheita generosa em 2024”, disse Lula.

Ele também citou o retorno de programas sociais que são a marca de seu governo, como o Bolsa Família e a Farmácia Popular. Outra medida lembrada foi o “Desenrola”, que renegociou dívidas da população com descontos de até 98%.

Entre as conquistas e entregas realizadas pelo Governo Federal, o presidente falou sobre a aprovação, no Congresso, da reforma tributária e da taxação dos fundos exclusivos, além dos investimentos em saúde e educação e o combate ao crime organizado. 

No pronunciamento, Lula lembrou os atos golpistas de 8 de janeiro, quando as sedes dos três poderes foram invadidas e depredadas em Brasília. Em suas palavras, a ação dos golpistas teve o efeito contrário ao esperado, fortalecendo a democracia. 

“O ódio de alguns contra a democracia deixou cicatrizes profundas e dividiu o país. Desuniu famílias. Colocou em risco a democracia. Quebraram vidraças, invadiram e depredaram prédios públicos, destruíram obras de arte e objetos históricos. Felizmente, a tentativa de golpe causou efeito contrário”, destacou. 

Lula disse que é preciso selar a paz entre amigos e familiares que brigaram por causa de política.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1