Cidade

  • Início •
  • Blog

Projeto sergipano vence prêmio Innovare em Brasília

Da redação

13/12/2023


Ilé Iwé é o nome do projeto sergipano vencedor do prêmio Innovare 2023 na categoria Ministério Público. A iniciativa foi realizada nas escolas de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, sendo coordenada pelo Promotor de Justiça Luis Fausto Dias de Valois Santos, que concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira, 13, no Jornal da Fan, da rádio Fan FM.

“Esse projeto teve a sua primeira fase em 2019, levando a poesia de periferia, o funk, a orquestra de atabaques. Foram várias atividades que levamos para o Ministério Público em Sergipe e, além disso, o objetivo principal era destacar as iniciativas que os professores abnegados das redes municipais e estadual de educação realizavam”, explicou o promotor.

“Ilé Iwé” significa escola na língua iorubá. O objetivo do projeto é colocar em prática a Lei Federal nº 10.639 que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Através da formação continuada, é possível promover, nas escolas das redes municipal e estadual, o debate sobre a temática e integrar o sistema de justiça com o sistema público de ensino, trazendo para estas instituições arte, história, dança, folclore, orquestras de atabaques, maracatu, culinária e outros diversos elementos que mostram a contribuição do povo negro na cultura, arte e sociedade brasileiras.

Divulgação Prêmio Innovare/Roberto Teixeira

O projeto reuniu diversas entidades como o Movimento Negro Unificado (MNU), a Unegro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe( Seduc) e as secretarias municipais de educação de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Aracaju.

“Nós fazemos o trabalho em conjunto com várias pessoas que se dedicam a realizar uma transformação em nossa sociedade. Uma educação anti racista, valorizando a cultura, a história afrobrasileira, africana e sergipana”, disse o coordenador do projeto Luis Fausto Valois.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1