Nacional

  • Início •
  • Blog

Endividamento alcança mais de 76% dos brasileiros, aponta CNC

Da Redação

04/12/2023


O endividamento ainda alcança cerca de 76,6% das famílias brasileiras, ainda que seja o quinto mês consecutivo de queda. As dívidas a vencer na maioria são em cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e da casa.

O percentual referente ao mês de novembro representa um recuo de 0,5% no número de endividados, em relação ao mês anterior. Os dados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta segunda-feira, 4, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Outro índice que apresentou queda em novembro foi o de  famílias inadimplentes que ficou em 29%. Embora permaneça acima do nível de novembro do ano passado, que registrou 10,9%, o número de pessoas que relataram falta de condições para pagar dívidas de meses anteriores caiu para 12,5%, enquanto em outubro era 13%.

O cartão de crédito ainda é o mais usado pelos endividados, e atingiu 87,7% do total de devedores, o que significou aumento significativo na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando ficou em 86,4%.

A pesquisa mostrou ainda que embora a proporção de consumidores endividados em 1 ano tenha reduzido nos dois grupos de gênero, entre as mulheres o recuo foi mais expressivo, de 3,4 p.p., em relação aos homens, de 1,5p.p..

O total de mulheres endividadas permaneceu com a tendência de queda na comparação ao mês de outubro. Em comportamento diferente, o endividamento entre os homens teve pequeno aumento, de 0,4 p.p.. As mulheres são também as que mais relataram dificuldades de quitar todas as dívidas em dia. Elas alcançaram 30,1%, enquanto os homens chegaram a 28%.

Fonte: Agência Brasil
Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1