Domingueira
- Início •
- Blog
Eis o desafio de Fábio: política, gestão e ‘combate à constelação’
Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios
03/12/2023
Gestão pública tem princípios, mas não tem ‘receita de bolo’. Cada gestor tem seu perfil. É nosso papel, enquanto imprensa, e mais que isso, como sociedade em seu conjunto, sempre cobrar e alertar os gestores de possíveis e necessárias correções.
Inegavelmente, Fábio construiu uma imagem positiva do governo, mas, esse positivo, é respectivamente proporcional à expectativa das promessas, e estas, não se realizarão se Fábio perder o foco na gestão.
Chama a atenção nas redes sociais de Fábio, que após o São João houve uma queda nos registros de momentos de atuação do governador com olhos voltados para a gestão. São raros os atos em que ele aparece focado no controle, no planejamento e em reuniões com a equipe.
Percebe-se no governo, o risco de Fábio passar pela mesma situação que Jackson Barreto passou. Sem perceber, permitir que ao seu lado se forme uma constelação de secretários.
E o perigo é iminente, basta analisar a ação de cada auxiliar. Tem deles, que nem o nome do governador cita quando vai falar dos pontos positivos da pasta. Além disso, de forma muito prematura, há muitos nomes do secretariado já figurando como possíveis postulantes de vagas para Câmara Federal e Alese em 2026.
Essa é uma conjuntura fácil de gerar vários governos dentro de um só. Exemplos simples e recentes deste risco não faltam, cito a bandeira de Israel hasteada em meio palmo fora do tempo e, mais recentemente, uma medida administrativa no Detran que gerou crise de imagem e expôs o governo a uma enxurrada de críticas nas redes sociais. Dizem que o governador não sabia dos dois fatos. Está sem o controle?
A agenda política está forte. São inúmeras reuniões diárias. Isso tem seu lado positivo e o excesso tem efeito catastrófico. Para um governador, isso é temeroso.
Aponta para duas preocupações: será que o caixa do governo aguenta cada demanda que aparece nas reuniões com lideranças políticas? Com tempo excessivo dedicado à política, não pode faltar tempo para gestão?
Ser sábio, saber ouvir e aprender com os erros e acertos dos outros, é uma virtude. É o que se espera do governador, que não perca o foco em planejar, agir e realizar entregas durante os quatro anos do governo.
O fazer política sempre vai existir, não se pode é prescindir da gestão e deixar de ter equipe para ter uma constelação. Sergipe tem urgências!
NOTAS DA SEMANA
Vila do Natal
Foi um sucesso a primeira noite da Vila do Natal Iluminado. Montada na Orla, o espaço conta com atrações como uma pista de patinação em gelo, roda gigante, além bom e velho Papai Noel. A iniciativa teve sucesso de público na primeira noite. O governador Fábio Mitidieri foi muito parabenizado pelos presentes.
Medida acertada
O governador Fábio Mitidieri anunciou, na sexta-feira, a construção de 75 creches, uma unidade por município sergipano. Os equipamentos terão capacidade para receber de 100 a 300 crianças. Medida acertada e que atende a primeira infância. No vídeo, Fábio aparece ao lado de Zezinho Sobral e Érica Mitidieri.
Cannabis em Sergipe
O governador Fábio Mitidieri participou da solenidade de início das atividades do Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas (Nate), que está situado no Ambulatório de Retorno do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e visa oferecer orientações técnicas para a condução terapêutica à base de cannabis. O governador é autor do Projeto de Lei federal nº 399/2015, que tem o intuito de viabilizar a comercialização de medicamentos à base da planta Cannabis Sativa.
Cannabis em Sergipe II
“Hoje, aqui, mais do que dar um medicamento à base de cannabis, nós estamos iniciando um tratamento e acompanhamento das pessoas que precisam”, disse Fábio. Neste primeiro momento, os beneficiados serão pacientes com epilepsia refratária, enquadrados em doenças específicas como Síndrome de Dravet, Síndrome de Lennox-Gastaut (SLG) e Complexo Esclerose Tuberosa (CET).
Marcos vingativo e politiqueiro
Uma fonte de Malhador, que infelizmente pediu off, ou seja, não será revelada, deixou claro para a Domingueira que está irritada com o deputado estadual Marcos Oliveira. O parlamentar expôs vídeo em suas redes sociais com o anúncio do governador Fábio sobre a taxa em Malhador. O itabaianense instigou moradores de outras cidades, perguntando se seria justa a medida. Diz a liderança política, que quando Valmir de Francisquinho ia à cidade de Malhador, no pleito de 2022, quando teve apoio de Assisinho, prometia a mesma coisa. “Valmir prometia a isenção e não iria cumprir? O deputado foi vingativo porque não foi o candidato do prefeito, e também foi politiqueiro com essa postagem”.
Boa intenção, mas pegou mal
O governador cumpriu agenda na cidade de Malhador para a entrega de obras. Lá, ao lado do prefeito Assisinho e do secretário Jorginho, ele anunciou que a Deso atenderia pleito e faria a isenção da taxa de esgoto para a cidade. Fábio acatou o pedido, mas fez o anúncio de forma apressada, ainda durante a solenidade e sem argumentar os motivos. Sobressaiu assim, uma medida tomada por questões políticas, sem discurso de gestão e parceria.
Assisinho explica
Só no sábado pela manhã é que o prefeito Assisinho gravou vídeo com explicação técnica. E só o fez após ver a péssima repercussão nas redes sociais, com moradores de diversas cidades entrando no discurso do deputado Marcos Oliveira.
Assisinho explica II
Segundo o prefeito, o sistema de esgotamento é municipal, obra em parceria com a Funasa e que ainda não foi colocado em funcionamento. O que será feito agora, em parceria com a Deso. A condição imposta foi a isenção. Agora, resta perguntar. Quem pagará a conta?
Não será isenção eterna
O pior de todo o enredo é que, segundo uma fonte, a decisão ainda não passou pela assessoria jurídica da Deso e ainda não estaria definido o modelo da parceria, nem o tempo da isenção. O certo mesmo é que a parceria deve sair, mas a isenção não será eterna, deve durar no máximo 36 meses, ou seja, três anos.
Fábio e a palavra
“A minha palavra é que vou caminhar com o prefeito Edvaldo Nogueira”. A afirmação é de Fábio Mitidieri ao Jornal da Fan. Ele foi questionado sobre possível saída do PSD do palanque de Edvaldo em Aracaju no pleito de 2024 e respondeu com firmeza, garantindo que cumprirá a palavra “para ganhar ou para perder”.
O que dizem do PSD?
A mais nova especulação é de que o PSD pode rachar e o presidente Belivaldo Chagas lançar Katarina Feitoza como candidata a prefeita, mesmo sem a anuência e concordância do governador Fábio.
André sem viagem perdida
O líder André Moura não dá viagem perdida. Veio à posse de Etélio Prado, o que já não seria uma perda de tempo, e aproveitou para causar ‘frisson’ nos bastidores da política. Uma ida à Câmara de Vereadores foi suficiente para várias especulações.
Pauta contra Edvaldo
A visita de André foi na quarta-feira. Coincidência ou não, a Câmara pautou na quinta-feira o projeto que incluiu o transporte complementar na Lei Orgânica do município. Além disso, os projetos que autorizaram o subsídio para o transporte público foram condicionados à aprovação do transporte complementar. Será que André ensinou?
Ricardo hábil
Há quem trate como coincidência e enalteça a capacidade que o presidente Ricardo Vasconcelos teve ao lidar com a iniciativa que levou sua digital. Ricardo não cedeu às pressões e fez de um nada, um passo para um futuro incerto. Isso porque, incluir a questão na Lei Orgânica não acaba com a clandestinidade. A batata agora assa nas mãos de Edvaldo.
Solução é transporte coletivo
Especialistas em transporte público criticam com veemência a iniciativa da Câmara. Dizem que, caso os clandestinos sejam regulamentados não se finda o problema, mais clandestinos surgirão e mais problemas o sistema sofrerá. Para ele, a solução é ampliar a qualidade do transporte coletivo.
Licitação urgente
Toda esse problema só reforça a urgência que o Consórcio Metropolitano tem de dar celeridade à tramitação da licitação. Precisamos experimentar novo tempo, com mais qualidade, ônibus com ar-condicionado e confortáveis.
Banca revitalizada
A Banca do Careca, tradicional ponto do Centro de Aracaju, localizada na Praça Olímpio Campos, ganhou nova roupagem e foi reinaugurada. O espaço se tornou patrimônio cultural, através de projeto de lei do vereador Professor Bittencourt, e deve se tornar ponto de encontro de intelectuais de esquerdas às sextas-feiras. A iniciativa foi do neto do Careca, o ex-vereador Max Prejuízo.
André e Emília
Desde que recebi a informação de que André Moura teria chamado Emília para ser candidata pelo União Brasil que tratei o assunto com cuidado. Era algo estranho se ocorresse, até porque iria expor Yandra. Até publiquei a reunião “em reservado”, que segundo André não ocorreu. Tudo não passou de brincadeira.
André e Emília II
Ainda bem que não divulguei o convite, porque segundo André Moura é fake news, tudo não teria passado de uma brincadeira, feita na frente de outros vereadores no mesmo momento em todos foram convidados a assinar ficha do União Brasil.
André e Emília III
André brincou, dizendo que seria até sem lógica fechar acordo na frente de outros parlamentares. Ele pediu que as especulações ao serem feitas tenham ao menos uma capacidade lógica. Nada fácil!
Laércio, Inaldo e Elmo
O fortalecimento do PP em Nossa Senhora do Socorro foi tema de reunião ocorrida na manhã deste sábado, 2, entre o senador Laércio Oliveira, o prefeito Padre Inaldo e o ex-vereador Elmo Paixão. Segundo a assessoria do partido, o encontro selou a união dos Progressistas em torno da sucessão municipal, com as bênçãos de Inaldo. “Essa aliança é muito importante para que o município continue se desenvolvendo. O prefeito não consegue fazer nada sozinho se ele não tiver os parceiros”, disse o padre.
PP fortalecido em Socorro
Segundo o prefeito Padre Inaldo, a família Paixão – Elmo, o ex-prefeito Tonho da Caixa e a ex-deputada Elma Paixão – tem história no município de Socorro e, por isso, é fundamental para o projeto estarem juntos, assim como o senador Laércio Oliveira. “Ele é o cabeça do PP, por isso a gente precisava do aval dele. Nós caminhamos com o senador no ano passado, na busca da sua vitória para o Senado, e é importante que no próximo ano ele também esteja no nosso palanque, para que Socorro continue com essa união”, concluiu.
Gestão com o PP
Um dos pontos discutidos no encontro foi a necessidade do município continuar sob administração do Progressistas. “Foi uma reunião muito positiva, uma forma de estreitar ainda mais os laços do partido no município de Socorro, tendo em vista que o prefeito é Progressista, a gente também foi vereador pelo PP e nada mais justo do que discutirmos as políticas públicas que serão desenvolvidas para a continuidade do crescimento da nossa cidade”, disse Elmo.
Sem recuos em Socorro
Nesta reunião entre Inaldo, Laércio, Elmo e demais pré-candidatos, o foco principal foi a garantia de recursos para a construção de casas em Socorro. Ou seja, emendas. Não houve definição de nomes. Então, resta saber qual será o critério para a escolha. Ou seria mais uma dança de ‘gato e rato’? Inaldo faz de conta ‘estar junto’ para garantir o recurso, e Laércio e Elmo fazem de conta que acreditam que Inaldo ainda pensa em Elmo como alternativa. Só o tempo dirá.
Fábio Henrique volta a Brasília
O ex-deputado federal Fábio Henrique está de volta a Brasília, não como deputado, mas como assessor parlamentar, atuando agora no gabinete da deputada Yandra Moura. Ele foi nomeado em 26 de outubro como secretário parlamentar nível 25, salário médio de R$ 16 mil reais. No Portal da Transparência ainda não consta a folha de novembro, o valor nós apuramos por informações de outro nomeado no mesmo tipo de cargo.
Fábio responde
Muito cortês e respeitoso com o trabalho da imprensa, Fábio Henrique fez contato e informou que atuará no gabinete de Yandra aqui em Sergipe. Disse também que seu cargo é de pouco mais de R$ 6 mil e não os R$ 16 mil informados na matéria de ontem na ‘Coluna Bastidores por Narcizo Machado’. Fábio se comprometeu em enviar o contracheque, o que não precisa, pois além da sua palavra, o Portal da Transparência informaria.
Samuel se fortalece
O último evento realizado na cidade de Socorro pelo deputado estadual Samuel Carvalho, com o objetivo de reinaugurar seu escritório parlamentar, contou com a participação de diversas lideranças políticas. O fato que mais chamou a atenção foram as presenças de Cláudio Mitidieri e do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo. É nítido o fortalecimento do agrupamento, que conta com nomes políticos de força na cidade e que se somam no intuito da consolidação da pré-candidatura.
10 anos sem Déda
As redes sociais ontem foram inundadas de homenagens ao ex-governador Marcelo Déda, que faleceu em 2 de dezembro de 2013. O Marco de 10 anos de sua ausência teve um efeito cascata nas postagens. Nem todos embarcaram, mas os que com ele conviveram mais de perto registraram sua importância na história da política sergipana. Familiares, fãs, amigos e correligionários participaram, ontem à noite, de missa em memória de Déda celebrada pelo padre Marcelo Conceição na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.