Domingueira

  • Início •
  • Blog

Fábio Henrique vai de líder, a peça no xadrez de André Moura

Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios

26/11/2023


No auge de sua carreira como radialista, Fábio Henrique conseguiu uma vitória estonteante em Aracaju. Saiu das urnas consagrado como o vereador mais votado com 6.672 votos. Isso lhe deu dois grandes ‘canhões’ nas mãos. Seu programa de radiojornalismo, que estava entre os mais ouvidos e consolidados, e o mandato.

Qualquer político com um pouco de sabedoria e inteligência conseguiria voo mais alto. O ‘grandão’ sempre foi astuto, assim não saiu da curva. Alçou escala de vereador da Capital para prefeito do segundo maior município da Grande Aracaju, Nossa Senhora do Socorro. Foi o segundo grande feito.

Para chegar lá, contou com o apoio de Zé Franco, que era o prefeito. Um apoio um pouco ‘velado’, mas garantidor da vitória. Da primeira eleição em Socorro em 2008 à reeleição em 2012, Fábio cresceu mais ainda. Mesmo que vendo seu futuro desafeto perder com gosto de vitória.

Em 2014 um novo marco. Elegeu a esposa Sílvia Fontes como a deputada estadual mais votada naquele pleito. Com 42.613 votos, Sílvia saiu de primeira-dama para uma das maiores votações da história de Sergipe. Fábio passou a ter seu nome figurando como um dos futuros maiores líderes de Sergipe, quem sabe nome forte numa disputa pelo governo.

A primeira derrota experimentada veio em 2016, quando errou na condução política e abriu espaço para a vitória de Padre Inaldo. Ali, Fábio já tinha um certo desgaste popular pelo tempo do mandato e também junto à classe política por mudanças em acordos, ou acordos não cumpridos.

Chega 2018 e ele foi para a prova de fogo. Escolher a melhor coligação para alcançar seu objetivo de ser deputado federal. Com o comando da Deso, a expectativa era que ele marchasse com Belivaldo Chagas. Na hora das definições, ele põe Sílvia de vice de Valadares e migra para a oposição. Obteve vitória, se tornou deputado federal, mas com gosto de derrota, a votação foi aquém do esperado.

Com o mandato, construiu uma linha de atuação em Nossa Senhora do Socorro e viu seu nome despontar como favorito. Errou na tática e na estratégia de campanha e amargou a terceira colocação em 2020.

A nova derrota lhe abriu dificuldades para sua reeleição em 2022. Não superou o bolsonarismo de Rodrigo Valadares e ficou fora da Câmara dos Deputados. Além disso, apostou todas as fichas na eleição de Rogério Carvalho, mas viu Fábio Mitidieri vencer com virada em Socorro no segundo turno.

Como reconstruir então sua caminhada? Não sendo ele e estando de fora, fica fácil analisar. Sempre é mais fácil, quando não são decisões nossas.

Encontrar um amuleto seria o melhor caminho? Sem mandato e com liderança política questionada, Fábio teve que se curvar à ‘mão estendida’ de André Moura. Este por sua vez, fez um movimento com Yandra Moura, seria ela candidata em Socorro para abrir vaga para Fábio na Câmara? A especulação foi suficiente para numa igual velocidade atrair possíveis aliados e, ao mesmo tempo, fazer Henrique perder apoios importantes. Talvez por ter exagerado na dependência.

Ele assiste agora, o deputado estadual Samuel Carvalho se fortalecer. A aliança de 2022 entre os dois teve dissabores. Liderado por André, Fábio não poderá tomar decisão sozinho. Precisará esperar o jogo do seu líder, que monta o tabuleiro para abrir caminhos para 2026.

Triste ou feliz, é como peça nas mãos de André Moura, quem um dia foi citado para governador de Sergipe, aguarda para saber seu futuro e quem sabe se reerguer como líder.

NOTAS DA SEMANA

Não está morto
O que motiva Fábio Henrique a continuar firme na sua caminhada rumo a 2024 são as pesquisas. Muitas delas apontam empate técnico entre ele e Samuel, e o candidato de Inaldo, Renato Nogueira, muito abaixo dos dois dígitos. Fábio, portanto, só anunciará decisão no próximo ano.

Inaldo tem quase 45%
Uma pesquisa passada em OFF para a Coluna mostra que o prefeito Inaldo tem quase 45% de aprovação. Muitos podem dizer que os 55% de desaprovação são suficientes para a derrota de seu candidato. Ledo engano. Numa cidade que não tem segundo turno, a aprovação que o prefeito tem é suficiente para eleger seu sucessor caso a oposição siga dividida.

Café da manhã
Fábio Henrique fez vídeo mostrando café da manhã em sua casa, em Nossa Senhora do Socorro, ao lado de apoiadores. Diz ele no vídeo que, “como todos os sábados”, a casa estava cheia. Engraçado que desde 2022 ele não mostrava a movimentação. Socorro!

Resultados do Pré-Caju
O Sebrae Sergipe realizou pesquisa para avaliar os impactos do evento nos setores comerciais. 61% dos empreendedores entrevistados registraram aumento nas vendas. 48% identificou aumento no faturamento. A pesquisa foi realizada na semana seguinte à prévia carnavalesca.

Resultados do Pré-Caju II
Os dados foram apresentados num evento realizado no último sábado, 25, com a presença da organização do Pré-Caju, sob o comando de Fabiano Oliveira, e com a participação do prefeito Edvaldo Nogueira.

Edvaldo e Fabiano
Os dois mostraram muito afinamento no evento. Elogios mútuos e pedidos de aplausos. Ambos falaram da retomada do evento. Fabiano ressaltou o impulso de Edvaldo para que o Pré-Caju voltasse a ser realizado, e Edvaldo enalteceu a inteligência e dedicação de Fabiano.

Luiz com perfil de pré-candidato
Luiz Roberto chegou ao evento com perfil de pré-candidato a prefeito de Aracaju. Assessoria de redes sociais, abraçado por muitos e badalado por políticos. Luiz parece se consolidar como o nome de Edvaldo.

O trabalho como cabo eleitoral
Edvaldo Nogueira impôs um ritmo de trabalho em que deixa claro que o maior cabo eleitoral de sua sucessão será sua gestão. A semana foi agitada, com lançamentos e eventos quase todos os dias. Neste sábado, ele esteve na Orla da Atalaia para acompanhar a ampliação do trecho livre de trânsito para atividade física. Foi bastante cumprimentado pelos esportistas.

Luiz e Fabiano
Cresce o movimento que tenta fazer a formação da chapa ‘Luiz Roberto e Fabiano Oliveira para 2024’. Luiz na cabeça como prefeito e Fabiano como vice. Neste sábado, eles mostraram muito entrosamento e bom diálogo durante a prestação de contas do Pré-Caju.

PP se articulando
O Partido Progressistas (PP) está se articulando em todo o Estado de Sergipe, fortalecendo suas bases para a disputa em 2024. A meta é participar das eleições na maioria dos municípios sergipanos, seja como prefeito ou vice-prefeito. Neste final de semana, o senador Laércio Oliveira recebeu diversas lideranças políticas da Capital e do Interior do Estado.

Fortalecendo suas bases
Quem esteve na sede do partido foi o vereador Fabiano Oliveira, pré-candidato da sigla nas eleições em Aracaju. Antes do evento do Pré-Caju, ele manteve diálogo profícuo com o senador. Também estiveram conversando com senador Laércio Oliveira, o deputado estadual Luciano Pimentel; os prefeitos Padre Inaldo (Socorro), Carivaldo Souza (Macambira) e Zete de Janjão (Gararu); o ex-prefeito de Nossa Senhora das Dores, Dr. Thiago; entre outros.

Oxente e Porreta
No evento do Pré-Caju, os comunicadores Cleon Nascimento e Elton Coelho mostraram boa integração. Além de um bom papo com elogios mútuos, eles combinaram na vestimenta que valoriza a linguagem nordestina. Elton vestido no ‘oxente’ e Cleon no ‘porreta’.

André ‘paz e amor’
Instigado a responder as críticas feitas pelo correligionário e deputado federal Rodrigo Valadares, o presidente do União Brasil evitou entrar em conflito. Disse apenas que está numa fase ‘paz e amor. “É o Andrezinho paz e amor”, disse ele em clima de descontração.

Saída de Rodrigo
Segundo André, uma possível saída de Rodrigo do União Brasil deve ser resolvida com a direção nacional. André assegura que apesar das críticas recebidas, mantém boa relação com Rodrigo e deixou claro que ele é livre para buscar seu caminho.

Feirão da Codevasf
Desde a sexta-feira, 24, a Codevasf realiza o 19º Feirão de Artesanato e Produtos Regionais. O evento reúne mais de 130 artesãos de 45 municípios sergipanos. Criada em 2003, neste ano a feira contou com um layout inovador, com mais espaço e mais conforto para o público. O evento se encerra hoje, com as portas abertas aos visitantes a partir das 8h.

Feirão da Codevasf II
Centenas de visitantes passaram pela sede da Codevasf para prestigiar a feira nos dois primeiros dias, com bom volume de vendas para os participantes. Nesta edição o evento realizado pela Codevasf teve o apoio do Governo de Sergipe e contou com a parceria de prefeituras municipais e associações de artesãos.

Oposição critica valores
A oposição ao governo Fábio Mitidieri passou a semana criticando o aumento de preço para o consumidor na retirada da carteira de habilitação. Segundo os deputados, o valor pode chegar a R$ 4.400 reais na primeira habilitação. Tudo se deve a uma tática do órgão de trânsito de criar preço-base e teto para a cobrança dos serviços por parte das autoescolas.

Narrativa desconstruída
Para assessores, a oposição tenta colocar o Governo do Estado no olho do furacão, mas opinião deles, a verdade veio à tona. Segundo a assessoria, o que na verdade aconteceu foi que, em agosto, o órgão de trânsito havia baixado uma portaria que estabelece valores de remuneração máximos e mínimos para cobrança dos serviços prestados pelos Centros de Formação de Condutores credenciados. O objetivo com isso foi garantir que os usuários dos serviços tivessem um atendimento de qualidade, sem que ficassem no meio de uma disputa comercial desproporcional.

César nega
Nas redes sociais e no meio político, começou a circular a informação de que o fotógrafo César de Oliveira estaria pretendendo disputar vaga para a Câmara de Aracaju. Ele nega e diz que atua apenas como cidadão. César sempre grava vídeos que mostram problemas da região da Atalaia e cobrando soluções por parte dos órgãos competentes. Cidadania, nada mais que cidadania. Que ele sirva de inspiração.

Desemprego em queda
O governo de Sergipe comemora o fato de a taxa de desemprego estar diminuindo a cada trimestre. A pesquisa do Pnad Contínua divulgada pelo IBGE, na última semana, mostrou que a desocupação atingiu 9,8%, uma queda de 2,1% em relação ao início do ano. Nesse período, foram criados 44 mil postos de trabalho. A expectativa, com as vendas de fim de ano, é que a desocupação reduza ainda mais. Isso mostra o empenho, é claro, da classe empresarial, e para o Governo, resultados dos incentivos.

Viagens com resultados
Questionada sobre as viagens do governador Fábio Mitidieri a Brasília, a assessoria do governo afirma que elas têm gerado bons frutos para o Estado. Somente na última semana, o governador conseguiu ampliar em mais de R$ 100 milhões o valor repassado pela União para custear ações e serviços de saúde na média e na alta complexidade, o chamado Teto Mac. Serão R$ 120 milhões a mais no repasse anual, que passará de R$ 300 milhões para R$ 420 milhões. Além disso, Sergipe conseguiu quase 4 mil casas do novo Minha Casa Minha Vida Faixa 1, destinadas às famílias com renda bruta mensal de dois salários mínimos. A expectativa, segundo informações, era um número menor.

Governo no Consórcio
Mesmo sem ter a obrigação com o transporte coletivo municipal, o governador Fábio Mitidieri articulou com as pastas econômicas do Estado e conseguiu viabilizar R$ 10 milhões anuais para subsidiar o Consórcio do Transporte Coletivo da Grande Aracaju. Iniciativa importante que vai possibilitar a troca da frota que está defasada. Importante apoio para a melhoria da qualidade do transporte coletivo na região metropolitana. E um detalhe, os veículos devem vir movidos a gás. Condicional exigida pelo governador, em virtude da nova política de gás em Sergipe.

Republicanos em mudança
Notas têm sido publicadas questionando a postura do deputado federal Gustinho Ribeiro enquanto presidente do Republicanos. Segundo fontes do partido, tudo não passa de descontentamento de ex-dirigentes com mudanças feitas por Gustinho. Filiados, a exemplo do policial civil Adriano Bandeira, assinaram a defesa da postura de Gustinho e garantem que o partido está forte para 2024.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1