Domingueira

  • Início •
  • Blog

E se a avenida fosse participação política? Aos ranzinzas e corruptos, as cores do Pré-Caju

Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios

05/11/2023


Repetir opiniões ajuda a cravar posição e mostrar coerência. Não há diferença do pau que dá em Chico, para o que Francisco toma no lombo. O que há, são contextos diferentes. Vejamos. O Governo de Sergipe está com contas em dia, salários pagos, obras e novos investimentos em políticas sociais. Sergipe virou um céu? Questionarão os leitores e seguidores. É tão óbvio que tenho preguiça, mas respondo: não! Não viramos o céu, apenas um pobre Estado com um clima de bons tempos pairando num futuro próximo.

Sendo assim, é saudável ver os investimentos em eventos que Fábio Mitidieri fez em 2023. Retomada dos festejos juninos, e agora o Verão Sergipe. Além disso, retomada de voos, obras de infraestrutura, investimento na venda da imagem do Estado no exterior e em feiras nacionais. Tudo isso, impacto direto na chamada indústria sem chaminé, o Turismo. Considero assim, um ato a merecer elogios.

Já cidades pequenas não! Crise, salários atrasados e os gestores colocando milhões em festas. E todos nós sabemos que as festas em cidades pequenas não possuem a mesma capacidade de impacto na geração de emprego e renda. Portando, nestes casos, cabem as críticas do pão e circo mesmo.

O Pré-Caju é uma festa que considero democrática. Precisamos, de cara, enaltecer o esforço da iniciativa privada, capitaneada pelo líder, Fabiano Oliveira.

Como muitos sergipanos, vivi esse evento em locais distintos. Da pipoca, aos mais badalados camarotes. De vendedor de cerveja a profissional de imprensa. Há espaço para todos, de acordo com suas condições e desejos.

O Pré-Caju é uma das melhores iniciativas que o setor de Turismo já produziu em Sergipe. Pulo o feito, vou à política.

Fico sempre a imaginar como teríamos um país melhor, caso a sociedade se empolgasse com a participação política, o quanto se empolga com a festa e alegria dos carnavais. Seríamos mais desenvolvidos, pois o Poder Público se veria mais pressionado e fiscalizado, consequentemente uma menor desigualdade, pois teríamos Políticas Públicas mais efetivas.

Pare! Me repreendo. Chega de contorcionismos para tentar não entender que somos um Brasil feito para não ter participação popular, ao menos nos partidos e espaços de poder. O povo brasileiro é sábio. A adesão ao Carnaval nada mais é que um ato político!

A sociedade manda o recado: não há corruptos que nos impeçam de desfrutar da mais estonteante alegria de onde surge muita vida, muitos amores e histórias.

Aos ranzinzas, que nem sempre veem o belo, ofereço as cores do Pré-Caju. Todas as tribos juntas e a diversidade como marca. “Dá pra ver, vai ferver. Bateu a sintonia, é tempo de alegria”, assim agitou ontem a avenida a musa Ivete Sangalo. Até 2024, quando o Pré-Caju será palco de celebrar resultados.

Notas da semana

Fabiano em alta

A classe política lotou os camarotes do Pré-Caju. A movimentação foi intensa e todos unânimes em parabenizar o empresário e vereador de Aracaju, Fabiano Oliveira. A festa teve muita conversa nos bastidores, muitos encontros regados a risos, abraços e conjecturas.

Incentivos a Fabiano

O idealizador do Pré-Caju foi muito parabenizado pela organização do evento. É impressionante o pique de Fabiano Oliveira. Ele coordena saída de trios, cuida dos contatos com políticos, autoridades, patrocinadores e ainda encontra energia para a recepção social ao longo da noite nos camarotes. Como disse Raul, “Não pense que a cabeça aguenta se você parar”. Apesar de ter um cabeção, é bom não parar.

Fábio no meio do povo

O governador Fábio Mitidieri não mudou sua rotina do Pré-Caju. Chegou no meio do povo, foi para Ivete ontem com a esposa e secretária de Assistência, Érica Mitidieri, e aliados. A segurança tinha que se desdobrar, porque o governador não deixou de rodar todo o bloco. Ano passado, após eleito, ele manteve a prática e diz que assim manterá até o fim do mandato.

Ausência sentida

Enquanto todos os nomes, enquanto todas as cores partidárias estavam em congraçamento no Pré-Caju, a ausência sentida foi a do senador Rogério Carvalho. Vários líderes montaram seus espaços privados para receber aliados e até adversários. Rogério ficou fora, mesmo tendo sido convidado pelo ministro Márcio Macedo para o camarote que ele reservou.

Federação Socorro

Reunião do PT de Socorro foi bastante concorrida. Estiveram presentes, autoridades políticas de Socorro e da Federação, a exemplo do senador Rogério, do deputado estadual Paulo Jr, o vereador Camilo Daniel, que representou seu pai, o deputado federal João Daniel. Além disso, vereadores de Socorro e lideranças locais, onde a pauta principal foi o pleito de 2024. Foi reafirmado o compromisso para o pleito do próximo ano, com candidatura própria e uma chapa competitiva para a Câmara de Vereadores.

Primeiro Emprego I

A coluna Domingueira vem mostrando, desde o lançamento, a progressão do Programa Primeiro Emprego em Sergipe. Nesta segunda-feira, 6, a partir da 9h, no auditório do Senac, mais 382 jovens selecionados pelo programa vão participar da aula inaugural para qualificação em cursos para a área  de supermercados.

Primeiro Emprego II

O fato é resultado da parceria do Governo do Estado com a Cencosud. O curso tem carga horária de 400 horas e serão ofertadas bolsas de R$ 500,00 para nível técnico ou médio; e bolsas de R$ 750,00 para cargos de nível superior. A contratação mínima é de 30% por parte da empresa, após término do curso. A previsão é de que essas qualificações sejam distribuídas entre Aracaju e mais 10 municípios sergipanos.

Badalado e prestigiado

O ministro Márcio Macedo foi extremamente prestigiado no evento. Pelo seu camarote passaram todas as cores da política sergipana, além de diversas autoridades. Márcio estava acompanhado da esposa, Karina Macedo, e aliados do PT, a exemplo de Eliane Aquino.

Faz o L

No camarote de Edvaldo Nogueira, a cena ficou pela dança coletiva com ‘O Gigante’ Léo Santana. Quando ele cantou o hit ‘faz o L’ a turma caiu na dança e passou a fazer o L apontando para Luiz Roberto. Seria uma sinalização?

Yandra e Ricardo

Yandra Moura circulou os camarotes ao lado da vereadora Sheyla Galba e do vereador Ricardo Vasconcelos. A sintonia política de Yandra e Ricardo chamou atenção. Questionada, ela evitou dar prognósticos e disse que todos estavam por ali como foliões.

O camarote do K

Em contraposição ao L do camarote de Edvaldo, no de Fábio Mitidieri se houvesse uma música com o K ela também seria coreografada. A ausência de um ritmo não causou problemas, Katarina Feitosa foi efusivamente cumprimentada. “A mulher está forte”, disse Fábio Mitidieri.

Joel disputa na Barra

O ex-presidente do Sintese, Joel Almeida, topou convite de Lurian Lula e Danilo Segundo e vai disputar a eleição para a Câmara de Vereadores na Barra dos Coqueiros. Ele confirmou a informação para a Domingueira. “Eu estou morando na Barra há 4 meses e recebi um chamamento dos professores daqui, pois não têm representação. E Lurian e Danilo estiveram em minha casa e me convidaram também pra me somar ao projeto Pensar Barra” disse Joel.

Muitas informações

A Domingueira termina mais curta, prometendo aos leitores e aos ouvintes do Jornal da Fan, muitos conteúdos exclusivos nesta segunda-feira, 6. A partir das 5h30 até às 8h. Vocês não se arrependerão de acompanhar.

Charge da Semana: Edidelson Silva

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1