Cidade
- Início •
- Blog
Representantes da Defesa Social e SSP detalham planejamento de segurança para o Pré-Caju 2023
Da redação
03/11/2023
Em entrevista ao Jornal da Fan, nesta sexta-feira, 3, representantes de pastas que atuam na organização do Pré-Caju 2023 falaram sobre o planejamento para garantir a segurança dos foliões que irão curtir a programação a partir desta sexta-feira, 3, na Orla de Atalaia, em Aracaju.
Na oportunidade, o Secretário da Defesa Social, o tenente-coronel Silvio Prado deu detalhes sobre os órgãos que irão atuar durante a culminância do evento.
“A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Samu, a Defesa Civil, a Guarda Municipal, a Emsurb e a SMTT irão ocupar postos de comando espalhados pela Avenida Santos Dumont, para que a gente tenha uma segurança equilibrada do início ao fim”, disse ele, ao que acrescentou: “A guarda municipal tem um trabalho mais periférico, ou seja, nos arredores do Pré-Caju, do evento, para que a gente passe essa sensação de segurança desde a chegada e, principalmente, na saída, onde a gente tem uma probabilidade de acontecer mais incidentes. Então estamos com reforço em todos os terminais, principalmente no Terminal da Atalaia, com o ônibus da Guarda e também com reconhecimento facial”.
Ele também respondeu a questionamentos centrais de participantes da festa, como a possibilidade da entrada de coolers no espaço.
“A princípio, não será permitida a entrada de coolers porque dificulta bastante a nossa revista. Se nós tivermos uma demanda muito grande de pessoas com esses coolers, nós vamos ter que obrigar as pessoas a tirar a bebida de dentro para verificar se há alguma coisa no cooler, iria aumentar muito o nosso processo de revista e as filas no circuito. Ela pode trazer no plástico a bebida, se for uma lata, uma garrafa, se for copo Stanley, que é de alumínio, pode entrar, não tem problema porque não é de vidro, não é perfurocortante”, completou.
O porta-voz da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), Lucas Rosário, também deu detalhes sobre o sistema de monitoramento e o envolvimento das forças policiais no circuito.
“São mais de 3500 servidores da Segurança Pública entre policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, o planejamento operacional foi bem detalhado, inclusive, na imprensa. Nós temos várias modalidades de policiamento, quatro áreas divididas nesse percurso do Pré-Caju 2023, 31 pontos de acesso pra gente garantir a segurança e fazer as abordagens necessárias nos pontos de entrada. São 400 policiais militares nesses 31 pontos de entrada. Lembrando que esses pontos terão, em vários deles, câmeras de identificação facial para que a gente possa identificar pessoas que de repente queiram vir para o evento com outros objetivos”, explicou.
Durante a entrevista, ele também garantiu que, apesar da grande mobilização das forças de segurança para o Pré-Caju, o serviço ordinário para a população do estado não sofrerá alterações ou descontinuidades.
“Ainda assim, todo o efetivo ordinário, do dia a dia, que atua em cidades do interior, na região Norte de Aracaju, na zona Sul, no Centro da capital, esse efetivo não vai ser deslocado, não haverá problemas de ruptura de continuidade desse serviço, qualquer situação, a população pode ligar para 190, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública também estará totalmente prontidão”, finalizou.