Nacional

  • Início •
  • Blog

País tem mais de 2 milhões de trabalhadores por aplicativo, aponta IBGE

Da Redação

25/10/2023


Do total de trabalhadores, no quarto trimestre do ano passado, 2,1 milhões realizavam trabalhos por meio de plataformas digitais ou obtinham clientes e vendas por meio de comércio eletrônico. Os dados fazem parte do módulo Teletrabalho e Trabalho por Meio de Plataformas Digitais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados nesta quarta-feira, 25, pelo  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, a população ocupada de 14 anos ou mais de idade no setor privado foi estimada em 87,2 milhões de pessoas no quarto trimestre do ano passado. O órgão afirma que essas estatísticas  são experimentais, ou seja, estão em fase de teste e sob avaliação.

O grupamento das atividades transporte, armazenagem e correio foi o que reuniu mais trabalhadores, 67,3%. O grupo abrange tanto o serviço de transporte de passageiros quanto os serviços de entrega, que são os aplicativos mais frequentes. Em seguida, aparece o setor de alojamento e alimentação, com 16,7%. 

A categoria de emprego mais usada foi a “feita por conta própria”, 77,1%. Os empregados com carteira assinada eram apenas 5,9% dos plataformizados, enquanto no setor privado, os empregados com carteira eram 42,2 %. 

O trabalho principal por meio de aplicativos de transporte de passageiros, em ao menos um dos dois tipos analisados de táxi ou excluindo táxi, alcançou 52,2%, ou 778 mil, do total de trabalhadores de plataformas. Nos aplicativos de entrega de comida ou produtos trabalhavam 39,5%, ou 589 mil. Já os trabalhadores de aplicativos de prestação de serviços gerais ou profissionais representavam 13,2% ou 197 mil.

Fonte: Agência Brasil
Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1