Política

  • Início •
  • Blog

“Não acredito que privatizando a Deso a gente melhore”, diz Georgeo Passos sobre PPP proposta pelo governo

Da Redação

24/10/2023


Em entrevista ao programa Sergipe Verdade, da rádio SIM FM, nesta terça-feira, 24, o deputado estadual Georgeo Passos comentou sobre a palestra realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) pelo presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Sergipe (Agrese), Luiz Hamilton Santana, que teve como tema principal a questão de irregularidades no abastecimento de água em todo o estado.

“A ideia era que ele [presidente da Agrese] trouxesse informações sobre como a Agrese vem tratando as constantes faltas de água, principalmente pela Deso. Ele trouxe alguns dados, algumas informações. Lógico nós tivemos questionamentos nesse sentido, para que houvesse um aprofundamento, principalmente com relação a dados, de fiscalização, de número de ouvidoria, de efetivamente o que a Agrese já fez. Para fazer, além da orientação à empresa de saneamento, também, e se for o caso, a punição. Então, algumas coisas ficaram, vamos assim dizer, em aberto. Lógico que nós vamos continuar cobrando essas informações”, afirmou.

Na oportunidade, ele também contou sobre seu posicionamento quando a possibilidade de uma Parceria Público-Privada (PPP) na Deso, sugerida pelo governo.

“Veja, eu tenho um posicionamento contrário. Inclusive, nós temos exemplos de PPP [Parceria Público-Privada] aqui em Alagoas, vizinho a Sergipe, que a BRK [empresa privada de saneamento básico] assumiu o serviço, né? Principalmente de Maceió e de outras cidades circunvizinhas ali da capital alagoana. E o serviço não melhorou. A tarifa, por incrível que pareça, ficou mais cara e o serviço hoje tem uma reclamação considerável. Lógico que do jeito que está, aí eu concordo, não temos como ficar. Nós temos que melhorar esse serviço o quanto antes. A empresa Deso é rentável, o ano passado deu um lucro de R$ 45 milhões, ou seja, um ajuste cada vez mais técnico na sua diretoria, com condições de trabalho, eu não tenho dúvida que a gente consegue melhorar o serviço à população e permanece com o controle da empresa. Inclusive, trazendo dividendos para o estado de Sergipe”, afirmou.

Por fim, o deputado afirmou que a palestra cumpriu o seu objetivo e expressou seu desejo de melhora do serviço da distribuição de água no estado.

“Eu creio que cumpriu com o objetivo, foi a primeira vez que ele, nessa legislatura, veio tratar dessa questão aqui na Assembleia [Alese]. Alguns deputados também fizeram diversos questionamentos e a gente quer uma coisa só, que os serviços de água melhorem e as pessoas tenham cada vez menos falta de água, que a gente atinja um nível de excelência maior. E aí hoje, também deixando minha posição política de ser contrário à privatização da Deso. Eu não acredito que privatizando a Deso a gente melhore”, disse.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1