Saúde
- Início •
- Blog
Campanha de multivacinação é prorrogada em Aracaju; saiba onde os imunizantes estão disponíveis
Da redação
23/10/2023
A Campanha Nacional de Multivacinação foi prorrogada até o dia 1º de novembro em todas as 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos três shoppings de Aracaju. A mobilização busca imunizar, majoritariamente, crianças e adolescentes de até 15 anos de idade.
O Movimento Nacional pela Vacinação aconteceu, em todo o estado, entre os dias 7 e 21 de outubro. Ele foi prorrogado para auxiliar no combate à reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, a exemplo da paralisia infantil, cuja proteção se dá com a vacina da poliomielite.
Para se vacinar, basta comparecer em uma das unidades da capital com o cartão de vacina e documento de identificação com foto. A campanha inclui vacinação contra a Covid-19, Influenza e outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas, como BCG, Hepatite B, Poliomielite, Febre Amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola; Pneumocócica, entre outras.
Nos shoppings Riomar, Jardins e Aracaju Parque, os imunizantes estão disponíveis para maiores de 5 anos de idade, que podem se vacinar contra Hepatite B, Penta, Febre Amarela, HPV, Dupla adulto, DTP, influenza, Tríplice viral, Meningocócica ACWY (conjugada) e Covid-19.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a vacina BCG fica disponível em oito Unidades de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. São elas: USFs Augusto Franco, Celso Daniel, Dona Sinhazinha, Manoel de Souza, Amélia Leite, Carlos Fernandes, Anália Pina e José Calumby. Além das unidades, a BCG é aplicada nos recém-nascidos das Maternidades Municipal Lourdes Nogueira, Santa Isabel e Nossa Senhora de Lourdes.
A vacina denominada Varicela, que protege contra a catapora, está em falta em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, o problema está relacionado à produção internacional desse imunizante, afetando as entregas nos estados brasileiros. No momento, Aracaju está com o estoque zerado e aguarda a retomada da distribuição pelo Governo Federal.
Foto: Marcelle Cristinne