Em entrevista ao Jornal da Fan, da rádio Fan FM, nesta terça-feira, 17, o ex-governador Jackson Barreto e o professor Jorge Carvalho falaram sobre o lançamento do livro, ‘Jackson Barreto: Tempo e Contratempo’, biografia autorizada que será apresentada ao público nesta quarta-feira, 18.
Na oportunidade, o professor Jorge, escritor da biografia, deu detalhes sobre o processo de construção da obra, que começou a ser pensada em 2011.
“Quando a gente faz um livro, um texto qualquer, todas as palavras que a gente coloca no mundo deixam de nos pertencer. O meu trabalho e a vida de Jackson estarão, a partir de agora, expostos ao julgamento da opinião pública”, relatou, ao que acrescentou: “Jackson dispôs da vida dele, do tempo dele, me concedeu cinco entrevistas para que eu pudesse fazer esse livro. E discutimos várias coisas e eu fui fazendo a seleção que todo escritor faz. Eu ouvi 16 pessoas para construir essa biografia. Eu pesquisei todos os jornais publicados em Sergipe, li todos os jornais entre os anos 60, a partir de 1960 até o ano de 2018”.
Jorge Carvalho também explicou a escolha do nome destinado à biografia, que tem ligação à trajetória de Jackson como figura pública.
“Ao longo da sua carreira, Jackson Barreto tomou decisões políticas cujos resultados lhe premiaram com os louros da vitória do poder e também, em outras oportunidades, provocaram incêndios que lhe chamuscaram a imagem, soube reger o tempo e o contratempo da vida pública. O homem público acerta, o homem público erra. E eu não podia escrever uma biografia só dos acertos de Jackson. Apesar de autorizado, eu também escrevi sobre os erros que ele cometeu ao longo da sua carreira de homem público”, explicou.
Após a conclusão da biografia, o escritor também fez apontamentos sobre a figura de Jackson Barreto.
“Eu posso dizer, sem medo de errar, duas coisas sobre Jackson. Primeiro, Jackson, ao longo da sua história, produziu mais acertos do que equívocos. E penso que há uma coisa que atesta isso. Jackson disputou 14 eleições, e das 14 que disputou, foi derrotado em 3 e vitorioso em 11. Então isso é um placar maravilhoso, 11 a 3. Segunda coisa que eu posso afirmar, eu não tenho medo de errar e já ouvi até crítica nessa afirmativa minha, que eu estou diante da maior liderança popular da história política de Sergipe, que é Jackson Barreto”, disse Jorge.
Durante a entrevista, o ex-governador também comentou sobre a publicação do livro.
“Foi uma alegria muito grande. Pessoalmente, a gente confiava, confio no trabalho de Jorge Carvalho, que é um renomado escritor, um membro importante da nossa Academia de Letras, um professor altamente conceituado, respeitado, uma pessoa que sempre teve uma ligação muito grande com a Educação, com a Universidade. Foi meu secretário da Educação no município de Aracaju, e também secretário da Educação no governo do estado. Foi muito bom, foi muito interessante”, disse Jackson, ao que concluiu: “O livro me deixou muito feliz, eu acho que o livro complementa muito bem a história da minha vida pública”.