Domingueira

  • Início •
  • Blog

O perigo da antecipação dos pleitos e a estratégia arriscada de Edvaldo

Por Narcizo Machado e Colaboração de Diego Rios

15/10/2023


Sergipe está criando uma cultura política perigosa: a antecipação de pleitos. Em 2021, o clima foi tenso e de muitas especulações. Belivaldo Chagas usava por todo o tempo o argumento de que era preciso governar e que tudo ocorreria no tempo certo. Até que, em março de 2022, Fábio Mitidieri foi o escolhido. O clima de possível rompimento rondou e gerou instabilidades.

A mesma situação se repete neste ano pré-eleitoral. É pressão de todos os lados. A oposição navega tranquila com Emília Corrêa como quase única no campo da direita. Na esquerda, a situação ainda está indefinida, pode haver possível nome do PSOL, e o PT bate cabeça.

Uma constatação unânime entre as lideranças políticas é de que, na realidade, a urgência eleitoral prejudica a sociedade. Bom seria se o Congresso unificasse as eleições, como não ocorrerá se termina um pleito pensado no outro.

Há o risco real de que o planejamento de gestão seja suplantado pelo pragmatismo eleitoral. É verdade que, na maioria dos casos, as ações são mistas. Dois anos de efetivas políticas públicas pensadas dentro das possibilidades e mais um e meio de políticas condicionadas aos objetivos eleitoreiros.

A maioria da sociedade pouco se importa com o debate político e eleitoral. Mas os interesses pelo poder afetam os cidadãos despercebidos, da mesma forma. São sempre poucos que controlam o poder.

Edvaldo Nogueira tem resistido. Muitas são as intimidações para que ele defina seu nome com antecipação. A posição dele é inteligente e ao mesmo tempo arriscada, como Belivaldo viveu no passado recente. Com muitas obras a serem finalizaras e outras a iniciarem, ceder traz sérios riscos em afetar aos prazos de execução.

Para além disso, a pressa pode fazer esvair o discurso da importância da capacidade de gestão e continuidade do projeto, seu maior potencial político.

Viveremos mais uns seis meses de especulações? Pauta para o jornalismo político não faltará e para a sociedade, sempre deitada em berço esplêndido, quais serão mesmo as prioridades?

Será que tem político pensando nisso? Fica a reflexão!

NOTAS DA SEMANA

Edvaldo realizado

Nesta segunda-feira, o prefeito Edvaldo Nogueira realiza ato que marcará a sua última passagem pelo comando da Capital. A assinatura do empréstimo com os BRIC´s resolverá uma série de problemas que eram gargalos a serem ultrapassados. A solenidade ocorre às 8h e contará com a participação de boa parte da classe política.

Um desafio aos institutos

É preciso uma pesquisa completa em Aracaju. Com amostra segura, sem excluir nomes e analisando todos os cenários. Outubro ainda é cedo? Quem poderia dizer? O que não se pode permanecer são os levantamentos continuarem direcionados sem que todos que estão se colocando possam ser analisados de forma equilibrada.

Luiz focado

Na última sexta-feira, o secretário Luiz Roberto, que figura entre os nomes de Edvaldo para 2024, postou em suas redes sociais que estaria tirando uns dias de descanso para relaxar e também para intensificar os estudos. Segundo ele, buscou conhecimentos ao longo do fim de semana sobre Educação, Saúde e Assistência Social. “Apesar de ser um gestor preparado, estou querendo ter mais conhecimento”, afirmou Luiz. Serão sinais de que será o escolhido por Nogueira?

Na bronca

O vereador do PDT de Socorro, Alan Mota, está na bronca com o prefeito Edvaldo Nogueira. Apesar de correligionário, Alan não mediu palavra e disse que Edvaldo desrespeitou o Consórcio, e que não acredita em sua condução. Para ele, foi um erro grave não chamar representante do Governo de Sergipe para a primeira reunião que discutiu a implantação do Consórcio do Transporte Público na Grande Aracaju.

A procissão e 2024

O Bugio movimentou os bastidores da política e da sucessão de Edvaldo Nogueira em 2024. Chamou a atenção a formação de dois blocos. De um lado, um grupo maior, com Edvaldo e o governador Fábio, ao lado de secretários e vereadores e dos nomes citados como possíveis escolhidos, entre eles, Luiz Roberto e Katarina Feitosa. Do outro lado, Yandra Moura, vereadores de oposição e Danielle Garcia. Sinais, ou mera coincidência?

PP em Neópolis I

O Partido Progressistas (PP), sob a liderança do senador Laércio Oliveira, se movimenta bastante em todo o Estado de Sergipe buscando o fortalecimento da sigla e mirando as eleições de 2024. Na semana passada, Laércio se reuniu com diversas lideranças do município de Neópolis. O objetivo foi discutir a formação de chapas com pré-candidatos.

PP em Neópolis II

Participaram do encontro: o vice-prefeito Dr. Francisco Antunes, o ex-vice-prefeito Miguel Lobo, o vereador João Andrade, os ex-vereadores Augustinho Antunes, Heriberto Vieira e Marli Vieira, e a liderança política Wendel. O PP pretende disputar prefeituras no maior número de cidades possíveis, participando da construção das chapas majoritárias.

Yandra e Katarina nas comunidades

As deputadas federais mantiveram agenda intensa neste fim de semana. Além da procissão, foram a diversas comunidades patrocinando festas em comemoração ao dia das crianças. Elas tiveram encontro casual no sábado, no mercado Central de Aracaju. O comentário geral é que ambas estão se movimentando para 2024.

Retomada da carreira

Após anos de luta, o Magistério Estadual tem uma proposta para a retomada da carreira. Óbvio que a proposta não agrada a categoria. Contudo, assim como com as forças policiais, o Governo começa a retomada de direitos. Déda foi acusado de acabar, Jackson e Belivaldo acusados de não retomar. Fábio aponta para benefício gradual. O Sintese poderá cumprir seu papel de tensionar e o Governo argumentará a responsabilidade fiscal e previdenciária. O concreto é que a negociação avançou.

Nitinho com Katarina

No café deste sábado, o vereador Nitinho, cumprimentado por Katarina Feitosa como “meu federal” durante o aniversário dela, esteve na comitiva ao lado da correligionária. Em determinado momento ele também cumprimentou Yandra Moura, mas a apuração nos trás a informação de que lá ele esteve para o desejum com sua correligionária.

Boatos naufragados na Saúde

Nas últimas semanas, ganhou força o boato de que o secretário da Saúde, Walter Pinheiro, poderia perder seu posto. Para naufragar de vez as especulações, o governador Fábio Mitidieri esteve na última semana na sede da Secretaria e manteve reunião com a equipe de Walter. Em vídeo postado nas redes sociais, Mitidieri fala dos avanços e desafios. Sinalização de que nada muda na pasta.

Direita forte

A quantidade de pessoas na Marcha da Família, por um ‘Brasil sem Aborto’, mostra que a direita está forte e organizada na Capital. Quem desdenhar da influência dos movimentos conservadores em 2024, pode tombar diante da capacidade de mobilização conquistada por eles nos últimos anos.

Márcio articula

O ministro Márcio Macedo entrará de cabeça na articulação da pré-candidatura de Eliane Aquino à Prefeitura de Aracaju. Para esta iniciativa, ele buscou o aval do presidente Lula. Isso não quer dizer que Márcio irá buscar tratorar a vontade do PT local. O que a Domingueira apurou é que haverá um esforço para buscar consensos e levar o partido unido para a disputa.

JB em livro

No próximo dia 18, o historiador Jorge Carvalho lança o livro ‘Jackson Barreto, tempo e contratempo’. O evento ocorrerá no Museu da Gente Sergipana, às 17h. A publicação relata a trajetória do carteiro que foi deputado, prefeito, vereador, governador e já foi considerado a maior liderança popular de Sergipe. A expectativa é que políticos de todas as matizes ideológicas estejam presente.

Dia do professor

A Coluna abre espaço para mandar aqui os parabéns aos professores e professoras pelo seu dia. Profissão que é mãe de todas as profissões. Como partida recente, impossível não lembrar da querida Ângela Melo. Em nome dela, saudamos  todas e todos que se dedicam em compartilhar o saber.

Rogério incentivou Candisse

O senador Rogério Carvalho confirmou à Domingueira que incentivou a esposa a postar vídeos de conteúdo nas redes sociais e a circular por Aracaju. Questionado se seria uma estratégia para disputar vaga para Câmara ou Prefeitura de Aracaju, ele foi enigmático. “Será o que Deus quiser”. Mostra movimentos articulados e com intensão de mexer no cenário de 2024.

Concatenado com a guerra

Rogério Carvalho mostrou consternação com a guerra em Israel. Classificou de barbárie os atos terrorizas do Hamas e com a mesma intensidade a resposta desproporcional de Israel. Para Rogério, são situações inadmissíveis para a humanidade.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1