O eclipse solar anelar, fenômeno raro que acontece quando a Lua fica entre o Sol e Terra, acontece neste sábado, 14. Em Sergipe, o eclipse poderá começar a ser observado às 15h30. Ele atingirá seu ponto alto às 16h48, com duração de duas horas.
O fenômeno vai ser visível apenas em parte do território nacional. Os estados do Nordeste e do Norte estão em localizações mais privilegiadas para ser possível acompanhar o fenômeno.
Segundo a Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), apesar de Sergipe estar localizado em um ponto geográfico favorável para observar o fenômeno, as nuvens podem comprometer a observação do eclipse solar.
A Semac alerta que é importante ter cuidados com a visão e, também, com aparelhos celulares ao tentar observar ou registrar o evento astronômico. A orientação é que as pessoas não olhem diretamente para o Sol, nem mesmo durante o eclipse. Isso porque olhar direto para o sol pode causar danos permanentes aos olhos. Também não se deve observar o Sol com óculos escuros normais, chapas de raio-x, telefones celulares ou câmeras fotográficas.