Amazonas registra 1.664 focos de incêndio; Ibama manda reforços

2023-10-13t161248z_1_lynxmpej9c0tt_rtroptp_4_brazil-amazon-drought-smoke

Os incêndios no estado do Amazonas somaram 1.664 focos de fogo ativos até essa quinta-feira,12, identificados por satélite pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA). Para ajudar a controlar a situação, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai mandar reforço de 149 brigadistas para o Amazonas.

Segundo o ministério, o desmatamento acumulado no estado, a influência do fenômeno El Niño e as mudanças climáticas agravaram a seca no Amazonas neste ano. Os municípios amazonenses em situação mais crítica são os de Autazes, com 141 focos de fogo, seguido por Careiro  com 110.  

Os focos de calor cresceram 147% no mês de outubro no estado do Amazonas se comparado com o mesmo mês de 2022.O fogo tem tornado o ar da região metropolitana de Manaus (AM) extremamente poluído, a qualidade do ar está mais de 10 vezes pior que as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela recomenda a qualidade do ar, no máximo, não ultrapasse 20 microgramas por metro cúbico (µg/m³), mas Manaus já está com 225 µg/m³. A Fiocruz recomenda que a população use máscara em Manaus.

Até o momento, 55 municípios já declararam situação de emergência e outros 5 estão em alertas e devem entrar em emergência nos próximos dias.  Há previsão de disponibilização de R$ 30 milhões para os municípios prioritários do Amazonas, e mais R$ 35 milhões do Fundo Amazônia para prevenção e combate a incêndios na região. 

Fonte: Agência Brasil
Imagem: Reuters/Bruno Kelly

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.