Domingueira

  • Início •
  • Blog

Morte de Ângela é a passagem da militante fiel com efeitos na representação feminina

Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios

08/10/2023


A perda de uma figura pública como Ângela Melo tem impactos em diversas dimensões. Militante da esquerda do PT, Ângela tinha por característica a combatividade e a dureza da sinceridade. Mas elas eram unidas à leveza de um ser humano que, efetivamente, amava a vida e a viveu com intensidade.

Certa feita, ela me fez, em particular, duras críticas por análises que emiti sobre o que por vezes considero um endeusamento de Lula. O fim do papo foi com um doce abraço. Bem ao seu estilo, dura sem perder a ternura.

Ângela, assim como muitas mulheres, era o esteio da família. As palavras da neta, Ana Carolina, em entrevista ao Jornal da Fan, transfiguram sua importância para os seus. (Confira matéria)

Nos movimentos sindicais ela ocupou espaços estratégicos, o que mostra sua capacidade de atuação e empoderamento. Ângela era respeitada nacionalmente e fez parte da direção nacional da Central Única dos Trabalhadores, a CUT.

Trago um exemplo para mostrar sua fidelidade ao mundo sindical e aos seus companheiros. Busquei Ângela para uma entrevista, mas ela estava evitando a imprensa. Era momento de um rompimento na direção do Sintese. Ela seguiu com Ana Lúcia e o grupo dissidente e evitou debates públicos. Em off, ou seja, com pedido de não publicação, ela chegou a revelar suas impressões dos erros cometidos e justificou a negativa da publicação.

Segundo a professora, não era prudente expor as fragilidades para não enfraquecer a luta e a classe trabalhadora. Com essa ponderação, ela evitou os holofotes da crise para preservar a instituição que um dia presidiu.

Sua trajetória lhe levou à Câmara de Vereadores de Aracaju. O presidente decretou luto de cinco dias após a sua morte. Para se eleger, ela enfrentou dura eleição em 2020. No seu campo de militância, havia vários candidatos líderes sindicais que tinham força. Ela foi a mais votada entre eles, vencendo Adelmo, que presidiu o Sindipema, e Joel, que assim como ela presidiu o Sintese, todos no PT. Sem contar Sônia Meire pelo PSOL.

A partida de Ângela afeta de cheio a já diminuta representação feminina em Aracaju. Agora ficarão apenas três: Emília Corrêa, Sônia Meire e Sheyla Galba.

Que sua história inspire outras mulheres e que um dia, quem sabe, a representação de gênero seja igualitária nos espaços de poder. Independente do campo ideológico.

NOTAS DA SEMAMA

Camilo em dúvida

O primeiro suplente do PT é o ex-vereador Camilo. Ele hoje está na representação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Sergipe. Para a Domingueira, Camilo revelou que ainda está impactado com a morte de Ângela e não tem decisão tomada.

Camilo em dúvida II

Segundo Camilo, haverá um debate com o seu agrupamento político, além de diálogos com o deputado federal João Daniel e o senador Rogério Carvalho. “Não estava em meu radar disputar as eleições de 2024”, disse Camilo. O trabalho no MDA é um divisor de águas na trajetória dele.

Jefferson vereador

A decisão de Camilo pode levar à Câmara Municipal de Aracaju o atual presidente do PT, Jefferson Lima. Atualmente ele está no comando do Geap, sob a indicação do senador Rogério Carvalho.

Prazo para posse

Apurando a informação, descobrimos que o próximo vereador de Aracaju, seja Camilo ou Jefferson, só deve assumir em 30 dias. É o prazo legal para os trâmites.

PP no rádio e na TV

Nesta segunda-feira, o Progressistas começa a veicular propaganda partidária no rádio e TV. Fabiano Oliveira será destaque da propaganda neste primeiro momento. A intenção dele e do partido é seguir com a pré-candidatura à Prefeitura de Aracaju. A Domingueira teve acesso exclusivo ao conteúdo. No vídeo, Cabeção diz que o Progressistas é “a semente da mudança”, que os “desafios são imensos”, mas a determinação do grupo em disputar o voto do eleitor “é ainda maior”.

PP no rádio e na TV II

Em fevereiro, o vereador Fabiano Oliveira se reuniu com vereadores de Aracaju e colocou seu nome à disposição para concorrer à Prefeitura de Aracaju. O vereador também esteve com o prefeito Edvaldo Nogueira, o ex-governador Belivaldo Chagas, o governador Fábio Mitidieri e com o senador Laércio Oliveira. Disse a todos que pretendia disputar a vaga de candidato do grupo à sucessão.

PP no rádio e na TV III

A candidatura de Cabeção é pra valer, pelo menos se depender dele próprio e de líderes do PP. Resta saber se o grupo governista vai abraçar essa candidatura. Por ora, não há nada de concreto neste sentido. Aliás, o grupo tem uns três nomes que podem disputar, o que talvez acabe por ser um problema complexo de resolver mais adiante.

Clube de Doador

O ex-vereador Max Prejuízo lançou na última quinta-feira uma iniciativa de voluntariado para incentivar a doação de sangue. O Clube de Doador de Sangue Edite Maria Santos Prejuízo atuará incentivando a prática da doação e mobilizando com campanhas para pessoas que precisem de sangue de forma urgente.

Lista tríplice no TJSE

Expectativa! Esse é o nome que se dá ao clima no Ministério Público de Sergipe. A lista sêxtupla para a escolha do novo desembargador chegou no dia 22 de setembro. O prazo para formação da lista tríplice é de até 40 dias do recebimento da sêxtupla, podendo o prazo ser prorrogado pelo mesmo período. Na disputa estão: Procurador de Justiça Jorge Murilo Seixas de Santana; Promotor de Justiça Etélio de Carvalho Prado Júnior; Promotor de Justiça Flaviano Almeida Santos; Promotor de Justiça Alexandre Albagli Oliveira; Promotor de Justiça Félix Carballal Silva; Promotor de Justiça Walter César Nunes Silva.

Com todos os defeitos

Em Capela, há dois tipos de líderes: o popular que é Sukita, mesmo sem poder e perdendo eleições, continua vivo politicamente, mesmo com todos os seus defeitos. E a líder momentânea, que é a prefeita Silvany Mamlak. Seria ela ou qualquer outro personagem no comando da máquina.

Candisse candidata

É cada vez mais forte o comentário de que Candisse Carvalho pode disputar mandato em 2024. A fala corrente é que seria uma resposta do grupo liderado por Rogério à demora de Márcio Macedo e Eliane Aquino em se definirem sobre o desejo de disputar Aracaju.

Dependência de Carmópolis

O município de Carmópolis ainda sobrevive com a expectativa de investimentos do Governo de Sergipe. Com a gestão falida pelo afugentamento de investimentos da Petrobras, a cidade vive crise em todas as áreas. Apesar disso, Hyago ainda encontra tempo para projeto no futebol.

Lorota de vice

Uma verdadeira lorota foi publicada essa semana. Laércio como possível vice de Fábio em 2026. Todos sabem que o acordo tem sobrenome de Andrade. O resto é lorota. Laércio tem planos maiores e em breve novidades surgirão. Muito menos procede a possibilidade de rompimento com Fábio em 2026.

Yandra em Aracaju

Mais um fim de semana e, mais uma vez, Yandra Moura começa a circular as comunidades na Capital. Fortalece a especulação de que pode ser lançada como pré-candidata a prefeita de Aracaju. Ontem ela esteve com mulheres do bairro Olaria.

Luciano Barreto quer igualdade

O empresário Luciano Barreto tem sido atacado por alguns colegas de imprensa por estar cobrando uma correção de igualdade na concorrência do setor imobiliário. Não é ser contra o cooperativismo ou associativismo, é ser contra a disputa desigual com desrespeito às leis. O Ministério Público está fechando o cerco.

Katarina prestigiada

Na última sexta-feira, a delegada Katarina Feitoza realizou um almoço para comemorar seu aniversário. O evento foi bastante prestigiado por membros do PSD, delegados, delegadas, familiares, prefeitos e prefeitas, vereadores de Aracaju e de outras cidades. O governador Fábio Mitidieri se fez presente ao lado da primeira-dama Érica. Uma abelha me soprou que ao abraçar o vereador Nitinho, Katarina disse “meu deputado federal”. Foi um verdadeiro pedido de apoio interno.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1