Cidade
- Início •
- Blog
Itaporanga D’Ajuda: cidade da intimidação e da mordaça contra a imprensa em Sergipe
Por Narcizo Machado e Colaboração de Diego Rios
01/10/2023
A relação entre imprensa e políticos nunca foi, nem nunca será, um mar de alegrias. E não tem que ser, caso contrário a imprensa não estaria cumprindo a sua missão social. Sempre digo e repito, todo político quer uma imprensa para chamar de sua. Quer elogios, mas não quer as críticas, quer mordaça.
É preciso ter muito equilíbrio. Análise de ouvinte e da sociedade é sempre impactada por aquilo que nos criticam, pela ausência de imparcialidade. De acordo com a visão política ou relação política da pessoa que analisa, a percepção será diferente.
Na Fan FM, já fomos acusados de tudo. Lidamos com normalidade e naturalidade.
Existem figuras públicas que lidam com muito respeito às críticas da imprensa. Cito como exemplo as duas maiores lideranças do momento, Fábio Mitidieri e Rogério Carvalho. Mesmo quando contrariados com críticas, recepcionam com posturas democráticas. Gostam? Não! Mas entendem o nosso papel.
De todas as cidades sergipanas, Itaporanga D’Ajuda nos chama atenção por ser um celeiro de processos. Parece que as lideranças políticas locais estão ainda no tempo do coronelismo. Acham que tentar amordaçar a imprensa com processos é ainda o caminho.
Em 2020, a coligação da candidata Gracinha Garcez acionou a Fan FM na Justiça. Motivo? Uma análise de que o cenário estava mudando e que, pela primeira vez, a cidade poderia reeleger um prefeito. Mais que isso, dissemos na ocasião que Gracinha tinha um problema de imagem, a figura de seu irmão, Juninho Garcez, ao seu lado. Fomos processados.
Agora é o deputado estadual Marcelo Sobral que quer nos imputar processo, pelo simples fato de revelarmos detalhes dos bastidores. Ele e o pai são figuras públicas e, portanto, qualquer análise quanto à relação dos dois será sempre delicada.
O fato é que, nada faz nosso jornalismo recuar. Não acusamos personagens políticos sem comprovações. Não atingimos a honra e nem fizemos ilações de crimes. O fim do processo deverá ser o mesmo.
Sem nos intimidarmos, seguimos fazendo história. Sergipe merece!
NOTAS DA SEMANA
Sentiu o golpe
Parece que Marcelo Sobral sentiu o golpe e viu ruir sua estratégia de impor um nome ao agrupamento para as eleições de 2024. Ao revelar que há especulações de possíveis problemas de relacionamento, entre ele e seu pai, o prefeito de Itaporanga, Otávio Sobral, e de que ele busca usar do desgaste do prefeito para impor seu nome, Marcelo informou que abrirá processo judicial contra este comunicador.
Tá no direito
Sentindo-se ofendido, mesmo não tendo sido, ele está no direito. Pai e filho são personagens públicos, ambos com mandato. Se ‘pobres mortais’ têm problemas de relacionamento, imaginem os poderosos. A matéria não atinge a honra, portanto, processo será respondido com naturalidade.
Um fantoche
Nas redes sociais, nas mesas de bar e em espaços de poder, as especulações são de que, Marcelo Sobral, com muita firmeza, assegura que o nome será o escolhido por ele. Outra informação que se especula é de que se dá como certa a barganha com Gracinha para ela ser vice.
Laércio e a Grande Aracaju
Para 2024, Laércio prepara o Progressistas para tentar avanços. Em Aracaju, está com o nome de Fabiano Oliveira na mesa. Em São Cristóvão, a união de Diego Prado e Gedalva. Em Socorro, a prioridade é Elmo Paixão, e na Barra, o partido quer vaga na chapa majoritária e apoiará quem ofertar o espaço.
Yandra por Aracaju
A deputada federal Yandra Moura esteve, este fim de semana, circulando por diversas comunidades da Capital. Foi uma extensa agenda ao lado de lideranças políticas. Com o fato, amplia-se a especulação de uma candidatura dela à Prefeitura de Aracaju.
Estratégico para André
Uma candidatura de Yandra em Aracaju pode se tornar fundamental para André Moura. O quinhão de votos obtidos, no mínimo, agregarão força na sua intensão de chegar ao Senado em 2026. Além disso, Edvaldo é seu adversário direto, então, dificultar a vida do nome de Edvaldo em 2024 torna-se estratégico.
Pilares de Júnior
Em entrevista ao colega Jozailto Lima, o pré-candidato a prefeito de São Cristóvão, Júlio Júnior, apresentou seus pilares políticos para disputar 2024. São eles: Marcos Santana, a quem classifica de “grande líder”, o deputado Paulo Júnior e os 10 vereadores da base aliada. Com essa base pronta, agora é continuar disparando com o povo e construindo o nome.
FM no Rio de Janeiro
O governador Fábio Mitidieri está em viagem buscando parcerias para Sergipe. Na última semana, ele participou da 50° edição da Expo Abav, importante feira de Turismo, onde assinou termo de mídia compartilhada, com operadoras de Turismo, para divulgação e promoção do Destino Sergipe.
Eneva e primeiro emprego
No Rio, também foi fechada parceria com a Eneva, operadora de gás natural, para o Programa Primeiro Emprego, por meio da oferta de vagas para jovens de 18 a 29 anos. O alinhamento com a Eneva rendeu patrocínio para o Museu da Gente Sergipana, o qual será por meio de projeto.
Direto para Brasília
Do Rio, Fábio segue na terça, 3, para Brasília, onde participa da solenidade de assinatura do edital de licitação para a ponte Neópolis-Penedo, com o ministro dos Transportes, Renan Filho. A obra fomentará o turismo na região, interligando todo o litoral norte do Estado.
De volta da China
Nesta segunda-feira, 2, às 8h, o prefeito Edvaldo Nogueira reassume o comando da Prefeitura de Aracaju. Ele retorna da China impressionado com a recepção de alto nível que teve. Para o prefeito, os gestos denotaram a importância que o governo de Yantai está dando ao acordo de cidades irmãs. Mais que isso, Edvaldo chega esperançoso de realmente trazer bons resultados para o Estado, no sentido de investimentos.
Conselhos Tutelares
O Brasil vai às urnas neste domingo para eleger os membros dos Conselhos Tutelares nos municípios. Não diferente das eleições municipais e gerais, o pleito está marcado em vários locais por corrupção. A sociedade não valoriza esse processo, que é pouco divulgado e não engaja grande volume de pessoas. Faça valer sua cidadania e escolha quem realmente está preparado para atuar na proteção das nossas crianças e adolescentes. Veja abaixo os locais de votação. Não necessariamente é o seu mesmo local de votação, alguns locais foram unificados. Participe!