Cidade
- Início •
- Blog
Feira de negócios em Sergipe deve movimentar mais de 100 milhões de reais em 3 dias
Da redação
29/09/2023
Após quase sete anos sem ter um grande evento destinado aos setores atacadista, varejista e supermercadista de Sergipe, o estado voltará a figurar no calendário nacional de encontros dessas cadeias produtivas, com a realização da Mix Varejo Sergipe, no período de 18 a 20 de outubro de 2023, no Centro de Convenções AM Malls de Sergipe.
O empresário do setor de eventos e realizador da Mix Varejo Sergipe, Alexandre Porto, explica que a expectativa é de que, em 3 dias, a feira de negócios movimente mais de 100 milhões de reais. “A expectativa que a gente tem é de um volume de negócio superior a 100 milhões de reais, vendidos em 3 dias”, afirma o empresário.
Dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostram que no ano de 2020 o consumo das famílias teve um impacto de aproximadamente 61% do PIB brasileiro, que foi de R$ 7,4 trilhões. Como valor agregado, o varejo responde por 11,04% do PIB.
Já a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) informa que em 2022 o varejo, no ramo supermercadista, teve faturamento de R$ 695,7 bilhões através de operações de todos os formatos e canais de distribuição (atacarejo, supermercado convencional, hipermercado, loja de vizinhança, de conveniência, container/condomínio e e-commerce).
Os supermercados representam 7,03% do PIB nacional, geram renda para 3,2 milhões de colaboradores diretos e indiretos, e atendem, por dia, cerca de 28 milhões de pessoas. E foram indicadores como estes que reforçaram, de acordo com Alexandre Porto, a necessidade de retomar a prática de encontros anuais para discutir o setor.
“Antes existia o Supervendas, que em 2015 teve que ser interrompido em virtude do fechamento do antigo centro de convenções. Durante todo esse tempo nada supriu essa lacuna, e não podíamos deixar setores tão importantes para a economia do país sem um evento local, onde possam fazer network, parcerias e negócios. Por isso criamos a Mix Varejo Sergipe, que será a maior feira negocial do estado voltada para empresários e prestadores de serviços dessas áreas de atuação”, explica Porto.
Pela importância do evento, a Associação Sergipana de Supermercados (ASES) e o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Produtos Industrializados do Estado de Sergipe (Sincadise), são apoiadores institucionais do evento.
Lançamento oficial da feira
A Mix Varejo Sergipe será lançada, oficialmente, nesta quinta-feira, 17 de agosto, às 7h30, durante um café da manhã realizado na sede da ASES, localizada na Rua Campos, 496, bairro São José, em Aracaju/SE. No evento, os realizadores e apoiadores da Mix Varejo explicarão detalhadamente os motivos para a criação do evento; o impacto que a feira causará na economia local; quem pode participar como expositor e o que é necessário para tornar-se um; quais os patrocinadores já confirmados; e as expectativas para a realização da feira.