Secretário comenta avanços no Huse e expectativa para o piso da Enfermagem

maxresdefault

Em entrevista ao Jornal da Fan, da rádio Fan FM, nesta sexta-feira, 22, o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, comentou sobre reforma para a ampliação dos leitos de retaguarda da Observação Clínica do pronto-socorro do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), na capital. 

Os leitos de retaguarda, denominados anteriormente de Ala Azul, são considerados a porta de entrada do Huse. Após a readequação, a estrutura passa a contar com 45 pontos de cuidados. 

“Houve sim uma adequação, um aspecto mais clean, mais limpo, mais adequado, e certamente isso vai ao encontro do anseio, não só da população, claro que é um espaço que possibilita um atendimento, uma maior qualidade, um maior conforto, bem com dos profissionais que lá atuam e também acabam, de certa forma, sendo incentivados. Todos nós gostamos de locais que possuem uma organização e um lugar mais acolhedor em um momento tão desafiador que é a porta de um pronto-socorro do hospital de urgência”, detalhou o secretário. 

Segundo Walter, a readequação faz parte de uma série de intervenções já realizadas no Huse durante seu tempo de funcionamento. Na oportunidade, ele citou os desafios enfrentados para realizar a reforma em meio às atividades do hospital. 

“O Huse vem se reestruturando há alguns anos, já com várias readequações, o hospital tem um histórico bastante longo e iniciou de forma, anos atrás, pequeno e vem se readequando, vem crescendo e isso é natural. Os espaços, com o tempo, vêm apresentando o seu desgaste natural e precisam dessa reforma. É claro que, no pronto-socorro, a execução de certas tarefas acaba causando um transtorno, porque o hospital não para, eu não tenho como interromper a atividade do hospital para fazer as readequações. Isso, sem dúvida nenhuma, é um desafio maior, mas o importante é que a gestão do hospital teve a capacidade de se organizar, junto com os profissionais que lá compõem, acreditaram ser possível essa readequação”, completou Walter. 

Na oportunidade, o secretário também falou sobre o pagamento do piso da Enfermagem para os servidores estaduais e as etapas que ainda devem ser concluídas. 

“Nós temos acompanhado o cenário nacional do reforço do piso, e claro que nessa fase ainda existem necessidades de compreensão das formas de serem repassadas. Por exemplo, existem profissionais que têm um vínculo, duplo vínculo, gestão pelos hospitais filantrópicos, como será o repasse pelos hospitais filantrópicos, qual o instrumento jurídico para esse repasse, como é que vai ser repassado em folha e o recolhimento de imposto de renda. No Brasil, a gente vem acompanhando, pois temos a comunicação diuturnamente com todos os secretários estaduais, e estão todos debruçados nessa importante ação, esse reconhecimento da categoria, e certamente até o final desse mês ou no início do próximo mês, esse repasse está sendo feito”, explicou. 

Walter garantiu que a secretaria tem atuado para orientar os profissionais quanto às adequações que devem ser feitas para garantir o pagamento do piso. 

“Esse recurso, ele vem carimbado por CPF, vamos dizer assim, ele vem já nominado com valor e para qual profissional atingir. Esse é o modelo que veio do Governo Federal, e todas essas inconsistências estão sendo atualizadas. Acreditamos que nos próximos meses, quando atingir um padrão de entrega desses recursos, isso acaba se organizando. É importante ressaltar que, mesmo aquele profissional neste primeiro momento não tenha atingido o seu valor de maneira adequada, essas informações estão sendo reenviadas de maneira que não haverá prejuízo, pois todos os repasses serão retroativos ao mês de maio”, finalizou. 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.