Domingueira

  • Início •
  • Blog

Brasil independente? Sergipe emancipado? Qual o nosso futuro?

Por Narcizo Machado e Colaboração de Diego Rios

10/09/2023


Somos 70 milhões de brasileiros vivendo em situação precária, na pobreza. Em Sergipe, temos 45% da população nesta situação. Isso, contando com as reduções de 2022, onde nosso estado figura entre as maiores quedas da taxa, segundo dados do IBGE.

Existem outros números sobre a realidade social que são preocupantes, e todos possuem ramificações nas mais diversas áreas. A pobreza, é sem dúvidas a mais alarmante. Podemos mesmo falar em independência e emancipação?

No Brasil, as injustiças atingem pobres e atrapalham quem ascende à vida média e resolve empreender. Tentar furar a bolha e gerar emprego parece ser crime.

Quando observo as comemorações, fico, inicialmente, a me perguntar se as escolas, as famílias e as instituições, têm consciência do que efetivamente deveríamos comemorar.

A impressão inicial é de que não. Fazemos festas e pompas apenas para fazer festa. Não está implícito ao fato de colocar as forças do Estado nas ruas, as pessoas dançando fantasiadas e a plateia delirante a observar a beleza do colorido e dos ritmos, que todos tenham conhecimento e ciência do marco histórico.

Isso diz muito do que foi o Brasil até aqui. Atualmente, de fato, temos uma maior consciência ou pseudoconsciência impactada pelas informações falsas e superficiais das redes sociais. Mas respeitemos os limites e admitamos, vivemos momento de maior acompanhamento, cobrança e participação política.

As datas históricas estão para além dos acordos assinados em gabinetes, permeados por interesses políticos e econômicos. Houve sangue derramado, houve protesto contra injustiça e o desejo de uma vida melhor, longe de explorações.

Junto aos desfiles oficiais, igrejas, sindicatos e movimentos sociais colocaram a realidade para ser vista e questionaram: você tem fome de quê?

O Brasil não é independente, ao contrário, somos frágeis e controlados nos mais diversos campos pelas grandes potências. Sergipe não efetivou sua emancipação, continuamos esmagados por uma visão exploratória de mão de obra, que não permite uma radical industrialização focada em nossas tão propaladas potencialidades.

Nos dois fatos, independência e emancipação, a pirâmide social não foi sacolejada, não houve a inserção de direitos na vida dos pobres, e dois séculos depois perduram as injustiças.

O contexto atual apresenta outros tantos desafios, mais difíceis ainda de serem superados. Há um horizonte a ser alcançado. Seja pela independência, que esperançosamente a gente sonha que a educação possibilite, ou pela emancipação, que a visão libertadora do empreendedorismo individual ou coletivo venha a proporcionar.

Qual o nosso futuro?

Medidas estão sendo tomadas e precisam ser aceleradas.

Quem sabe daqui ao próximo centenário das duas datas, a realidade seja outra. Sonhar não custa nada!

 

NOTAS DA SEMANA

Dono dos cargos

Com as duas últimas posses desta sexta-feira, 8, superintendência do HU e representação do Ministério da Cultura, o ministro Márcio Macedo emplaca mais indicações nos cargos federais em Sergipe e se torna, para alguns parlamentares, o ‘dono dos cargos’. “Não tem precedentes na história”, diz um parlamentar em tom de ironia.

Dono dos cargos II

Na conta de Márcio são colocadas as nomeações do Ministério do Trabalho, Cultura, Ibama, Correios e HU. Como diz o amigo dele e atual presidente Lula, “nunca antes na história” de Sergipe houve um interlocutor com tantos poderes. E Sergipe, na expectativa de lucrar com isso.

Reunião com prefeitos

Na agenda da sexta-feira, Márcio Macedo esteve com cerca de 40 prefeitos sergipanos e filiados à Fames. Na pauta, a queda de arrecadação dos municípios. Esperançosos, os prefeitos esperavam uma boa notícia, mas saíram do almoço saboreando de sobremesa o que já sabiam. “Estudos estão sendo feitos”, disse Márcio, sem precisar quando chegará uma solução.

Pressa e a burocracia

Os prefeitos têm pressa, estão angustiados e muitos já começam a atrasar salários. Os próximos meses serão de muito aperto. Pensando nisso, estão apoiando a iniciativa de Yandra Moura que apresentou projeto prevendo repasse, por parte do governo Federal, de R$ 10 bilhões para municípios, o que aparenta ser mais burocrático do que qualquer decisão direta do Executivo.

Crise e festa

Não é demais lembrar que alguns prefeitos brincaram com a crise. Já sabiam da queda de arrecadação, já sabiam que iria piorar, mas resolveram fazer eventos milionários em detrimento de usar os recursos no custeio da máquina. Com os remanejamentos, garantiriam o pagamento dos salários. Simples assim!

Da recepção para efetivação

Todos os políticos sergipanos são unânimes quando falam da boa recepção do ministro Márcio em Brasília. A senha “é de Sergipe” torna o tratamento diferenciado no Palácio. Esperam agora que as promessas sejam efetivadas.

Márcio imita André

Um petista apaixonado por Márcio Macedo soltou essa em mensagem via WhatsApp para esta Coluna. “Márcio imita André. Até batizado de boneca se torna ato do Governo Federal por intermédio dele”. A brincadeira é para expressar os esforços que Márcio tem feito para capitalizar politicamente em Sergipe.

Humberto coordena o PT

O senador Humberto Costa recebeu, da Executiva Nacional do PT, a função de coordenador das eleições 2024 no Nordeste. Humberto já teve contato com os dirigentes sergipanos e algumas definições foram tomadas.

Pesquisa no PT de Aracaju

A direção nacional do PT irá colocar pesquisa nas ruas de Aracaju. Será uma espécie de levantamento misto, quantitativa para saber a preferência, e qualitativa tentando entender as preferências do eleitor quanto ao perfil do candidato. Após o resultado, definições podem ser tomadas até novembro. A tendência é que o nome que tiver melhor desempenho, seja “convocado” para a disputa.

Laércio em luto

O senador Laércio Oliveira está em luto após a perda de sua mãe. Dona Inês, de 86 anos, faleceu na manhã da quarta-feira. Laércio estava em viagem internacional e retornou. Durante o velório, muitos políticos e amigos foram solidários. Laércio não quis holofotes e preferiu o luto discreto. Como a família é de tradição protestante, guardada desde os pais de Laércio e seguida até hoje pelos filhos e netos, não há celebração de sétimo dia. A família congrega na Igreja Presbiteriana. Laércio está sereno e deve retomar as atividades esta semana.

Ataques pessoais a Luciano

Na disputa entre construtoras e incorporadoras versus associações pró-moradias, a tática da última semana foram os ataques pessoais ao empresário Luciano Barreto. Quando faltam argumentos, sobram os ataques para tentar desqualificar. A verdade é que mesmo as associações usando de expedientes para atacar Luciano, foram ao MP e se comprometeram em corrigir uma série de irregularidades em suas construções. Ao MP também vão caber críticas?

Quinta vez em Estância

Pela quinta vez consecutiva, o policial militar Márcio Souza concorre à Prefeitura de Estância pelo PSOL. A primeira eleição foi em 2008. Em 2016 uma expressiva votação lhe projetou no Estado. Disputou o governo em 2018. Em 2020, o PSOL se uniu a antigos adversários e perdeu. Agora pretende construir uma aliança apenas com a esquerda.

Ataques em Socorro I

O ex-vereador Elmo Paixão foi ao Jornal da Fan e atacou o deputado estadual Samuel Carvalho. Disse que o parlamentar foi o autor das ações que cassaram vereadores do PP, que ele foi injusto e não respeitou a soberania do voto dos socorrenses. Elmo se disse injustiçado.

Ataques em Socorro II

Na sexta-feira foi a vez de Samuel Carvalho rebater as críticas e atacar Elmo. Segundo o deputado, Elmo mentiu, assegurou que não é autor de ação alguma, apenas assinou procuração ao advogado dos vereadores do partido, na condição de presidente do Cidadania. Para Samuel, Elmo está sendo escalado, “está a serviço” de Inaldo, para tecer críticas aos adversários do padre.

Lula escolheu para mudar

O presidente Lula fez, na opinião desta Coluna, diversas escolhas no início do governo para seus ministérios, cuidadosamente pensando na necessidade de mudanças em virtude das já esperadas pressões do ‘Centrão’. A saída de Ana Moser, técnica da área de Esportes, para a chegada de um deputado federal do PP, o tal André Fufuca, é um exemplo disso. Até o fim do governo veremos mais e mais ajustes.

Queda proposital no FPM

Para uma fonte muito próxima a prefeitos sergipanos, a impressão que fica pela postura do Governo Federal diante da queda do FPM, é que há questões políticas por trás. ‘De pires nas mãos’, prefeitos pressionam parlamentares e estes, para conseguirem resolver suas bases, se alinham na base governista. Não deixeis de ser uma hipótese a ser considerada.

Georgeo comemora

Em matéria publicada no JL Política, do amigo Jozailto Lima, o deputado estadual Georgeo Passos comemorou decisão do STF, que, segundo ele, acaba a ‘farra de CCs’. “Acabou a farra da multiplicação dos Cargos de Comissão no Governo de Sergipe. Era um milagre igual ao da multiplicação dos pães, mas o STF acabou com essa pouca vergonha”, afirmou o deputado na publicação.

Trecho da decisão

A PGE encaminhou trecho da decisão do ministro Dias Toffoli. “Dessa perspectiva, compreendo que, no contexto da mera reorganização administrativa, sem edição de lei que é autorizada ao titular do Executivo pelo já citado art. 84, inciso VI, alíneas a e b, da CF, admite-se eventual ato normativo infralegal consistente na transformação de cargos comissionados e de funções públicas entre posições organizacionais/postos funcionais da mesma natureza. Ou seja, entendo admissível transformar por ato infralegal cargos em comissão em outros cargos em comissão, bem como transformar funções de confiança em outras funções de confiança – devendo-se observar, em qualquer dos casos, os requisitos estabelecidos nas alíneas a e b do referido dispositivo constitucional.”.

Governo explica

A Coluna procurou posição do governo. Segundo a PGE, o deputado está apresentando uma posição equivocada. Decisão do STF, na verdade, declarou legal a divisão de CCs em mais cargos, desde que não haja aumento de despesa. A informação passada à Coluna, assegura que lei do governo Bolsonaro que legalizou a recente medida provisória de Lula, também tratou do assunto. Amanhã, segunda-feira, o Jornal da Fan traz uma entrevista exclusiva sobre o assunto.

Nada fechado

Em São Cristóvão, circula a informação de que há uma tendência de Betão do Povo vir a ser o vice de Júlio Júnior, ambos formando a chapa apoiada por Marcos Santana. Nesta segunda-feira, 11, Marcos Santana estará no Jornal da Fan. Vamos saber dele se procede ou não.

Encontro de gerações

Na sexta-feira, quando esteve em uma de suas agendas, Márcio Macedo recebeu o abraço do ex-vereador Max Prejuízo. Max foi levado ao ministro por Cássio Murilo do Ibama. O trio, Márcio, Cássio e Max, formaram uma geração na liderança do movimento estudantil universitário e secundarista.

Itaporanga entregue

A gestão de Otávio Sobral em Itaporanga vem passando por diversas dificuldades financeiras há algum tempo. Enquanto prefeitos choram hoje, desde o ano passado que Otávio vem em corte de festas, eventos e diversas despesas. Para muitos, é a pior fase já passada.

Marcelo perdeu em Itaporanga

Com as dificuldades, a gestão de Otávio não foi capaz de dar a Marcelo Sobral a maior votação na cidade. Esta ficou com Gracinha, que botou mais de 1600 votos na frente do filho do prefeito. Ou seja, se fosse uma eleição local, Gracinha seria a deputada.

Itaporanga sem arrependimentos

Uma liderança de Itaporanga, ligada a Gracinha, disse à Coluna que o clima na cidade é de muitas críticas ao deputado que, segundo ele, não fala nada da realidade do município. Para piorar, Marcelo tem se dedicado a vender seu setor econômico fora do estado, onde possui altos investimentos, a carcinicultura (camarões). Ou seja, para os itaporanguenses, ganhou o mandato para trabalhar em benefício próprio. Será?

Nova Usina

A usina Nova Campo Lindo, localizada entre Dores e Capela, já está em funcionamento. No próximo dia 12 haverá uma missa em Ação de Graças, onde autoridades marcarão presença. Setores da imprensa vincularam informações que ligam a usina ao deputado Cristiano Cavalcante. A assessoria nega e relembra que o próprio deputado já negou em entrevistas.

2000 empregos

Suponhamos que existisse ligação de Cristiano e Silvany com a usina. Numa cidade como Capela, que no último mês de maio levou a geração de empregos para baixo em Sergipe, devido à entressafra da cana, ter um empreendimento que gerará, segundo divulgação, 2 mil empregos, é ou não uma grande ferramenta de votos?

 Vices na Barra

O ex-prefeito Airton Martins já lançou recentemente, em entrevista à Rio FM, o nome do seu futuro vice na campanha de 2024. Dando tudo certo, será o atual presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Freitas. Consultado para a Domingueira, o prefeito Alberto Macedo afirmou que não tem definição, assegurou decisões só em 2024. Ele afirmou que não tem preferências e espera um nome que mantenha a união do seu grupo.

Sintese alerta

Em entrevista, esta semana, para ao Jornal da Fan, o presidente do Sintese e da CUT, professor Roberto Silva, alertou sobre a possível queda de receitas para os municípios em virtude da reforma tributária. Segundo o sindicalista, os prefeitos precisam pressionar os deputados e senadores para mudanças que tragam garantias na manutenção de arrecadação.

Salgado em 2024

O ex-prefeito Duílio ainda não tomou decisão se disputará as eleições de 2024. Segundo informações, pode anunciar ainda este mês. Nos bastidores, o que se comenta é de que ele não repetiria um apoio a Ivan do Ônibus, que foi seu candidato em 2020. Incertezas na oposição e rachas na situação, a exemplo da vereadora Mafy, que é do PT, mesmo partido do prefeito Givanildo, mas já declarou rompimento. O presidente da Câmara, vereador Amaral, também parece caminhar para o mesmo destino. O prefeito em crise com atraso de salários e Duílio cortejado, esta é a situação de momento.

Lagarto 2024

Consultado, o deputado federal Gustinho Ribeiro, líder do Bole-bole, confirmou a tendência da escolha de Rafaela Ribeiro. “Só iremos anunciar próximo ano, mas o grupo e as pesquisas apontam para o nome da atual secretária de governo Rafaela Ribeiro”, disse Gustinho. No Saramandaia, as informações apontam para uma indecisão entre Sérgio e Gorette Reis. “Anunciaremos em dezembro”, respondeu Sérgio. Uma fonte, vereador ligado ao grupo, assegura que a tendência é que seja Sérgio.

Desfile cívico

Na Barão de Maruim, a avaliação final é de que o Desfile Cívico 2023 foi um sucesso. Bem organizado e dividido em blocos, o evento atraiu público e ofertou um dia inteiro de atrações para estudantes e suas famílias. Na Seduc, o clima é de muita satisfação, na equipe coordenada pelo secretário Zezinho Sobral.

Protestos contra Edvaldo

O Sepuma levou uma pequena quantidade de servidores para protestar contra o prefeito Edvaldo Nogueira. Um enterro simbólico foi realizado. Edvaldo observou com naturalidade, disse que respeita o direito dos servidores e que faz parte da democracia.

Grito dos excluídos

O evento organizado por centrais sindicais, movimentos sociais e a Igreja Católica adentrou a avenida por perto do meio-dia. Com o mote ‘Você tem fome de quê?’, eles cruzaram a avenida protestando contra as desigualdades. Chamou muita atenção este ano, a presença de moradores em situação de rua, que, organizados pela Comunidade Bom Pastor, estavam pedindo mais atenção, direitos e menos violência das forças policiais.

Fábio responde Rogério

No Jornal da Fan da segunda-feira, 4, Rogério fez duras críticas à Saúde e disse que há pessoas morrendo e ficando cegas e que nada mais foi feito após sua saída da Secretaria. Fábio foi questionado por Magna Santana e disse que não há sergipano com saudades de Rogério. Segundo o governador, o senador carrega até hoje uma imagem negativa na política, devido à sua gestão na Saúde.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1