Familiares e internos do Compajaf denunciam supostas “opressões” e pedem visita da OAB/SE na unidade

Design sem nome (23)

Familiares de internos do Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria, na Zona Sul de Aracaju, realizaram uma manifestação em frente a unidade na manhã desta quarta-feira, 6. 

Dentre as requisições expostas, estava o comparecimento de representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) no local. 

Cartas escritas em nome dos internos trouxeram relatos de supostas “opressões” por parte da direção do complexo. Entre as situações descritas, as companheiras e visitantes dos detentos estariam passando por situações constrangedoras no momento da revista pessoal. 

Pelos relatos, mesmo após serem passarem pelo aparelho de bodyscan, as visitantes seriam orientadas a tirar a roupa ou encaminhadas a unidades hospitalares para a realização do exame de toque. 

A carta também traz o posicionamento dos detentos sobre uma suposta falta de estrutura da unidade e suporte médico para atender presos que sofrem com problemas de saúde crônicos. 

Em nota, a Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa do Consumidor (Sejuc) informou que a gestão do complexo recebeu os integrantes do movimento, na presença de representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, para o entendimento da pauta reivindicatória.

Segundo a pasta, foram dados os encaminhamentos dentro das exigências legais e todas as atividades realizadas da unidade estão sendo feitas normalmente.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.