Saúde

  • Início •
  • Blog

Secretaria da Saúde investiga caso suspeito de mormo em humano em Sergipe

Da redação

31/07/2023


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe está investigando um caso suspeito de mormo em humano. A paciente que apresentou sintomas da doença está internada no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), na capital.

Mormo, também conhecida como lamparão, é uma doença infectocontagiosa que atinge equinos (cavalos, burros e mulas). A contaminação se dá pela bactéria Burkholderia mallei, e a transmissão, para outros animais e seres humanos, acontece por meio do contato com animais infectados.

De acordo com a SES, o estado clínico da paciente é considerado bom, mas ela segue isolada até que o resultado final dos exames seja concluído. O teste principal para diagnóstico da doença deve sair nos próximos dias.

“Embora seja de ocorrência não habitual em seres humanos, orientamos aos serviços de saúde que sejam questionadas possíveis exposições a animais confirmados para Mormo para que o diagnóstico diferencial seja avaliado”, informou a pasta.

O ser humano, quando acometido pela doença, pode apresentar sintomas como febre, dores musculares, dor no peito, rigidez muscular e cefaleia.

Foto: Conselho Federal de Nutricionistas

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1