Cidade

  • Início •
  • Blog

Delegado-geral comemora números e defende corporação quando questionado sobre mortes em confrontos

Da redação

26/07/2023


Na manhã desta quarta-feira, 26, o Jornal da Fan, da rádio Fan FM, recebeu o delegado-geral da Polícia Civil, Thiago Leandro. Na oportunidade, o delegado comemorou os números referentes ao estado de Sergipe no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023.

“O que nós tivemos em pró foi a questão de roubo a banco, furto, roubo de veículos e homicídios. Conseguimos tirar nossas cidades das listas das mais perigosas do Brasil, e em municípios como Itabaiana, o percentual diminuiu muito a quantidade de homicídios por 100 mil habitantes”, afirmou.

O delegado Thiago Leandro atribuiu ainda a redução dos percentuais presentes no anuário ao investimento que foi realizado na estrutura e capacitação.

“Acho que o principal fator foi o investimento em polícia científica, estruturas e departamentos de homicídios no interior. Por exemplo, aqui em Aracaju mesmo, foram reforçadas as equipes de plantão. Nós temos plantões 24h e atendemos os locais de crime… Isso tem motivado a questão do esclarecimento de homicídios, prendendo mais autores e surtindo efeito na diminuição, com o tempo, dos crimes de homicídios”, explicou.

Questionado acerca das mortes em confrontos policiais no estado, o delegado esclareceu que a polícia faz apenas seu papel na defesa da sociedade e na luta constante contra a criminalidade.

“Nossa polícia age firme. Nosso compromisso é com o cidadão, em defender a população. Já que o criminoso ataca o cidadão de bem, a quem resta defender é a polícia, então nós temos que valorizar a vida dos nossos policiais também. Infelizmente, ocorrem os óbitos. Essas ocorrências são devidamente instauradas em inquéritos policiais e qualquer questionamento pode ser feito tranquilamente. Nós temos nossa corregedoria de polícia e o controle externo do Ministério Público (MP). Então, infelizmente, isso é resultado de uma maior ação policial, pois quanto mais a polícia mexe com o crime, maior também é a reação por parte dos criminosos”, finalizou.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1