Nacional

  • Início •
  • Blog

Novo remédio para hepatite C poderá baixar custo do tratamento no SUS

Da redação

23/07/2023


A Fiocruz, através do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), assinou um acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para solicitar o registro do medicamento Ravidasvir, que trata a hepatite C. 

A perspectiva é que o medicamento possa reduzir em até 20% o custo do tratamento de hepatite C pelo Sistema Único de Saúde (SUS), hoje entre R$ 6,2 mil e R$ 6,5 mil por paciente. 

O Ravidasvir foi desenvolvido para uso combinado com o Sofosbuvir, um medicamento já produzido por Farmanguinhos. Estudo realizado em 2016 na Malásia e na Tailândia mostrou que a combinação demonstrou taxas de cura de 97%, mesmo para os pacientes difíceis de tratar.

Segundo o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, divulgado pelo Ministério da Saúde em junho de 2022, foram confirmados 718.651 casos de hepatites virais no Brasil no período de 2000 a 2021.

A hepatite C é uma inflamação do fígado provocada pelo vírus HCV. Quando crônica, a doença pode levar a cirrose, insuficiência hepática e câncer. 

 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1