Cidade

  • Início •
  • Blog

Possibilidade de chuva no Litoral, Agreste e Sertão deve gerar acumulado expressivo até o início de agosto em Sergipe

Da redação

18/07/2023


Um novo ciclo de chuvas deve atingir o território sergipano até o início de agosto, gerando acumulados expressivos em todas as regiões. É o que indica a análise mais recente divulgada nesta terça-feira, 18, pela Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semac).

Para o Litoral, a previsão é que o volume de precipitação atinja os 100 mm; já no Agreste, o volume pode chegar a 80 mm; e no Sertão, a 40 mm. Quanto à intensidade, são esperadas chuvas fracas e persistentes no Litoral e Agreste, e leves a fracas no Sertão sergipano.

De acordo com a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro, a condição ocorre por conta do aquecimento no Oceano Atlântico, que acaba favorecendo a incidência de chuvas no leste do Nordeste. Dessa forma, todas as regiões de Sergipe devem ultrapassar a média climatológica para o mês de julho.

A meteorologista chama atenção para os riscos associados ao acumulado de precipitações. 

“Como o solo já está encharcado por conta das chuvas, o risco para quem vive próximo a encostas tende a ser maior. A ocorrência de chuvas também pode apresentar riscos em rodovias, alagamentos, transbordamento de pequenos córregos e riachos, e dos principais rios e lagos de Sergipe”, destacou.

 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1