Mundo

  • Início •
  • Blog

Threads, plataforma rival do Twitter, tem 10 milhões de usuários em apenas 7 h de lançamento

Da redação

06/07/2023


A gigante da tecnologia, Meta, empresa de Mark Zuckerberg, dono do Facebook, Instagram e WhatsApp, lançou oficialmente seu novo aplicativo, o Threads, na noite desta quarta-feira, 5. O anúncio sobre o lançamento da nova plataforma, um microblog de textos que surge com  intenção de rivalizar com o Twitter, do multimilionário Elon Musk, já havia sido feito em junho, o que deixou os investidores em polvorosa, diante das infinitas possibilidades e potencialidades apresentadas pela a nova rede social, sobretudo para as áreas de publicidade e marketing,  uma vez que o Threads terá conexão direta com o Instagram, o que representa uma base consolidada de mais de 2 bilhões de usuários.

Se Zuckerberg e Musk já vinham se alfinetando pelas redes sociais e em entrevistas concedidas, a expectativa é que, com o lançamento e a muito provável consolidação da nova rede social, essa rivalidade aumente ainda mais, visto que todo o aparato publicitário integrado à nova plataforma certamente atrairá alguns dos milhões de dólares que hoje são investidos no Twitter, que não vive seu melhor momento e tem atravessado problemas financeiros.

E o potencial de adesão e engajamento da nova rede social já se mostrou logo no dia de sua estreia: foram 10 milhões de inscrições na plataforma, em apenas 7 horas de lançado. Em sua primeira postagem no Threads, Zucerberg fez a seguinte declaração: “Vamos a isso. Bem-vindo ao Threads”, acompanhado de um emoji de fogo.

No Twitter, plataforma do rival Musk, o dono da Meta publicou um meme retirado de um antigo desenho animado do Homem-Aranha, no qual o herói se encontra diante de outro Homem-Aranha, em evidente alusão à concorrência das duas redes sociais. A empresa ainda informou que o aplicativo já está disponível para download em mais de 100 países (apesar de ainda não ter divulgado a relação de quais são), dentre eles o Brasil e pode ser baixado tanto na App Store, loja de aplicativos da Apple; quanto na Google Play Store, loja virtual de aplicativos do Android.

Dentre os recursos que diferenciam a nova plataforma do seu Nêmesis, o Twitter, está a possibilidade dos usuários do Instagram fazerem o login em suas contas do Threads utilizando as mesmas credenciais da rede social de imagens, o Instagram. Além disso, a nova rede social de Zucerberg traz uma dinâmica bem parecida com a rede do passarinho, mas com um “plus”: a publicação de textos com até 500 caracteres (o Twitter permite textos de apenas 280 caracteres), além do compartilhamento de links, fotos e vídeos com até 5 minutos de duração.  Os recursos de interação também estão presentes, permitindo aos usuários que curtam, compartilhem e respondam às publicações. Mensagens diretas não podem ser enviadas, mas é possível controlar a menção a outras contas, responder a outras postagens, deixar de seguir, bloquear, restringir ou denunciar perfis. Contas que foram bloqueadas no Instagram, também serão sumariamente bloqueadas na nova rede social, de forma automática.

“Como em todos os nossos produtos, estamos levando a segurança a sério e aplicaremos as diretrizes da comunidade do Instagram sobre conteúdo e interações no aplicativo. Desde 2016, investimos mais de US$ 16 bilhões na criação de equipes e tecnologias necessárias para proteger nossos usuários e continuamos focados em promover nossos esforços e investimentos de integridade líderes do setor para proteger nossa comunidade”, declarou a empresa Meta em uma publicação.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1