Política
- Início •
- Blog
“Só existiu a punição porque ele deu azo a tudo aquilo”, diz advogado sobre inelegibilidade de Bolsonaro
Da redação
03/07/2023
Após o placar final de 5 a 2 no julgamento acerca da inelegibilidade de Jair Bolsonaro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi confirmada a condenação do ex-presidente da República, que ficará de fora das candidaturas dos processos eleitorais até 2030.
Na manhã desta segunda-feira, 3, o Jornal da Fan, da rádio Fan FM, recebeu o advogado especialista em direito eleitoral, Wesley Araújo, que comentou sobre a inelegibilidade de Jair Bolsonaro.
Na oportunidade, Wesley explicou que a decisão do TSE caminha não somente no sentido de combate às informações falsas, mas também pelas declarações feitas pelo ex-presidente colocando em dúvida o processo eleitoral e as urnas eletrônicas.
“Quando você descredibiliza a urna eletrônica e o processo de votação, nós vamos acreditar em que agora? “. E complementa: “Dizer que o sistema é falho, é fácil, agora comprovar diante de tantas e tantas acusações, cadê a comprovação?”
O advogado afirmou ainda que o processo ocorreu de forma pacífica e dentro do que a justiça eleitoral da legislação traz. Segundo ele, o que atrapalha o entendimento do resultado e da própria decisão tomada pelo TSE, são as questões políticas e ideológicas individuais.
“As pessoas às vezes levam para o âmbito pessoal, político e ideológico, mas quando a gente se atém a o que está no processo e foi julgado, observamos que ele deu causa. Ele próprio criou um ambiente para que isso acontecesse (a condenação)”, explicou Wesley.
E finaliza: “No evangelho fala, pelas próprias palavras você será condenado, e pelas suas próprias palavras você será salvo, e ele acabou se condenando”.