Política
- Início •
- Blog
Gabinete de Segurança Institucional da Alese alerta que Linda Brasil foi ameaçada de morte
Da redação
30/06/2023
Na noite de ontem, quinta-feira, 29, a deputada estadual, Linda Brasil (PSOL), publicou um vídeo na sua página do Instagram, no qual denunciou ter sido ameaçada de morte, na quarta-feira, 28, Dia do Orgulho LGBTQIA+. Ela revelou que sua equipe de assessoria foi avisada do fato pelo Gabinete de Segurança Institucional e pelo presidente da Alese, Jeferson Andrade.
As ameaças foram direcionadas à deputada por meio da Escola do Legislativo da Alese, através de um e-mail. Segundo a deputada, a mensagem continha discurso de ódio, diversos ataques transfóbicos e ameaças explícitas contra a vida dela, além da exigência de que ela renuncie ao cargo de deputada estadual.
No vídeo, além da denúncia sobre a ameaça, ela também afirma que um inquérito foi instaurado após a comunicação do crime à Polícia Federal (PF). A parlamentar também disse que prestou um Boletim de Ocorrências, no Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), da Polícia Civil.
“A ameaça é inaceitável, covarde, pretende me coagir e calar, além de ferir os princípios democráticos e de respeito aos direitos humanos. Trata-se de uma clara ameaça política de gênero e contra as pautas em defesa dos direitos humanos”, escreveu a deputada na publicação.
Ela ainda declarou que é de conhecimento das autoridades que o nome do remetente do e-mail é usado por uma quadrilha de ódio da internet no Brasil, cujo modus operandi é o ataque contra mulheres parlamentares e defensoras de Direitos Humanos em todo o país.
“Infelizmente, esse é mais um exemplo de violência de gênero, caraterística desses grupos que buscam silenciar vozes como a minha. Não vou me calar! Continuarei sendo resistência”, disparou a parlamentar.
A Polícia Civil informou, através de nota, que a ocorrência foi registrada; o inquérito, instaurado e que o caso será investigado pela corporação. Abaixo, leia a nota na íntegra.
“A Polícia Civil informa que, após denúncia feita pela deputada estadual Linda Brasil, o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) instaurou um inquérito policial para apurar as ameaças sofridas pela parlamentar.
Conforme o relato feito pela deputada, as ameaças foram recebidas por meio de um e-mail endereçado à Escola Legislativa da Assembleia Legislativa de Sergipe. O conteúdo a ameaçava de morte e exigia a renúncia da parlamentar.
O Gabinete de Segurança Institucional da Alese foi acionado no âmbito da própria Assembleia, a Assessoria da Parlamentar foi comunicada e a deputada foi ao Cope, onde o fato foi registrado.
A Polícia Civil reforça que o Cope já instaurou o inquérito policial que vai apurar a autoria do fato que, além de ameaçar a vida de uma pessoa, infringe o direito legal de escolha dos representantes da administração pública por meio da democracia”.