Nacional

  • Início •
  • Blog

Com 3 votos a 1 pela inelegibilidade de Bolsonaro, TSE suspende sessão

Da redação

29/06/2023


O ministro André Ramos Tavares, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade pelo período de oito anos, levando o placar do julgamento a 3 votos a 1. 

Após a leitura do voto do ministro, a sessão foi suspensa. O julgamento será retomado nesta sexta-feira, 30, às 12h. Faltam os votos de três ministros. 

A terceira sessão, iniciada nesta quinta-feira, 29, julgou a conduta de Bolsonaro durante reunião realizada com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação. A legalidade do encontro foi questionada pelo PDT. 

O ministro condenou o ex-presidente por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pelo uso TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), para transmitir o evento. 

Além de Tavares, os ministros Benedito Gonçalves e Floriano de Azevedo Marques também votaram pela condenação de Bolsonaro. O ministro Raul Araújo abriu a divergência e votou para julgar improcedente ação contra Bolsonaro por entender que a reunião não teve gravidade suficiente para gerar condenação à inelegibilidade.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1