Cidade

  • Início •
  • Blog

Atendimentos em Unidade de Queimados cresce 34% em comparação a Junho de 2022

Da redação

26/06/2023


O Estado de Sergipe apresentou um crescimento de 34% no número de atendimentos na Unidade de Tratamento de Queimados, quando comparado com o ano de 2022.

Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) indicam que entre os dias 01 e 24 de junho deste ano, 55 pessoas receberam atendimento na Unidade de Queimados (UQT), sendo 22 ocasionados pelo uso de fogos de artifício. No mesmo período do ano passado, em 2022, 41 atendimentos deste tipo foram realizados, sendo 15 por fogos de artifício.

Somente na véspera de São João, foram registradas 10 entradas por queimaduras, sendo 8 por fogos de artifício.

Para que não haja acidentes, é recomendado que se tenha muita atenção e cuidado ao utilizar fogos de artifício, evitando a utilização de explosivos potentes e fogos de artifício em locais fechados ou com aglomeração de pessoas, e seguindo rigorosamente as recomendações dos fabricantes em relação ao manuseio desses materiais.

Tipos de queimadura
Há queimaduras de 1°, 2° e 3° grau. A queimadura de 1° grau é a mais dolorosa, pois atinge a pele superficialmente, em sua camada mais exposta. As de 2° grau são aquelas que formam bolhas na pele e são geralmente ocasionadas por água e vapores quentes. A de 3° grau não cria bolhas, mas queima toda a pele (derme e epiderme) e as terminações nervosas.

Orientações e locais de atendimentos
Em Aracaju, os Hospitais Municipais Fernando Franco (zona Sul) e Nestor Piva (zona Norte), com exceção do atendimento a crianças, funcionam 24 horas recebendo e atendendo os casos menos graves de queimaduras. As ocorrências mais graves são encaminhadas ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), onde o atendimento é feito na Unidade de Tratamento de Queimados, a UQT, especializada para o atendimento à paciente queimado, com profissionais de referências em diversas especialidades.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1