Cidade

  • Início •
  • Blog

Diretor diz que UPA de Itaporanga pode fechar caso pagamento não saia em 24h

Da redação

23/06/2023


Na manhã desta sexta-feira, 23, o Jornal da Fan entrevistou o diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaporanga D’Ajuda, André Andrade, que contou para os ouvintes da Rádio Fan FM que a relação da Associação Hospitalar de Sergipe (AHS), responsável pelo gerenciamento da UPA 24 horas na cidade, com a Prefeitura Municipal de Itaporanga e com o prefeito Otávio Sobral (PP), vai de mal a pior.

Segundo o diretor, há quatro meses que a Associação Hospitalar não recebe da Prefeitura Municipal os pagamentos referentes à administração da UPA. André ainda revelou que a dívida, atualmente, é estimada em R$ 3,5 milhões. Ele também ressalta que o não pagamento à Associação compromete muito o funcionamento da UPA, que atende à população 24h por dia.

“Dias atrás recebemos um comunicado da Prefeitura, de que eles rescindiriam o contrato unilateralmente, por conta de uma dívida que, hoje, já ultrapassa os R$ 3 milhões, então, eles tomariam a UPA de retorno para administrá-la. Estamos sendo acompanhados pelo Ministério Público, também e estamos sob auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ou seja, todo o arcabouço que poderia se ter com relação à transparência, por parte da Associação, da prestação do serviço, a população também pode ser testemunha que, enquanto o pagamento era feito em dia, o serviço era de alta qualidade”, disse o diretor.

Andrade ainda revelou que os funcionários da unidade hospitalar estão com seus salários atrasados e que o não pagamento da dívida por parte da Prefeitura pode ter um desfecho trágico para a população do município.

“Este mês estamos sem pagar o salário dos funcionários, que, a todo o tempo, perguntam que dia nós vamos pagar. Estamos aguardando o prefeito repassar o valor que, inclusive, já está na conta da Prefeitura. O Estado já repassou a parcela que lhe cabe, o Ministério da Saúde também já repassou a parcela do Ministério, e até o momento os funcionários da Upa estão sem receber o salário referente ao mês de maio. Dos médicos, estão abertos os meses de abril e maio”, contou o diretor.

André Andrade também comentou a decisão do juiz Anderson Clei Santos, da 1ª Vara Cível e Criminal de Itaporanga, que determinou a suspensão da rescisão unilateral por parte da Prefeitura e marcando uma audiência entre as partes para o dia 12 de julho.

“Procede. Nós fomos ao judiciário, para representar contra a rescisão unilateral. O juiz mandou recolher todas a informações possíveis, para na audiência chegarmos a uma conciliação, se possível”, ressaltou.

André Andrade ressaltou que o não pagamento da dívida é, antes de tudo, um desserviço à sociedade sergipana e, principalmente, aos habitantes de Itaporanga D’Ajuda. “ Está causando uma desassistência na Saúde. Os médicos já não querem ir mais, pois não estão recebendo em dias. Está faltando medicamento, falta alimentação. Se tivesse conversa, já teríamos resolvido isso, mas o que eles querem tentar é rescindir o contrato e não pagar o que deve”, disse André Andrade.

O diretor ainda contou que a Upa vem funcionando de forma sucateada, mas que, quando há médicos, têm conseguido atender à população.

“Dias tem médico, dias não em médico, vai muito do perfil do profissional que se dispõem a vir, mesmo sem saber que dia vai receber. Mas se chegar na porta da Upa e for caso grave, nós temos dado o encaminhamento. Não tem ninguém sendo desassistido. Tem dias que não tem médico, mas a equipe de enfermagem conduz para outro hospital. Na semana passada sinalizou que faria o pagamento do recurso do Estado e do Governo Federal, mas até o momento não pagou e nem se pronunciou. Os funcionários querem saber se a UPA vai paralisar as atividades ou não, pois eles não têm mais condições de trabalhar, sem alimentação e vale-transporte. Hoje teremos uma grande baixa de funcionários e a UPA hoje já está praticamente sem medicamentos. Espero que o prefeito Otávio Sobral pague o quanto antes, para que possamos, pelo menos, resolver a questão salarial dos funcionários e que a UPA não venha a fechar em definitivo”, disse o diretor.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1