Cidade

  • Início •
  • Blog

Confira cuidados com fogos e orientações sobre atendimentos de queimados durante os festejos juninos

Da redação

23/06/2023


Comumente utilizados durante os festejos juninos, os fogos de artifício podem causar queimaduras. Para que não haja acidentes, é recomendado que se tenha muita atenção e cuidado ao utilizar esses itens, evitando a utilização de explosivos potentes e fogos de artifício em locais fechados ou com aglomeração de pessoas, e seguindo rigorosamente as recomendações dos fabricantes em relação ao manuseio desses materiais.

Em Aracaju, os Hospitais Municipais Fernando Franco (zona Sul) e Nestor Piva (zona Norte), com exceção do atendimento a crianças, funcionam 24 horas recebendo e atendendo os casos menos graves de queimaduras. As ocorrências mais graves são encaminhadas ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), onde o atendimento é feito na Unidade de Tratamento de Queimados, a UQT, especializada para o atendimento à paciente queimado, com profissionais de referências em diversas especialidades.

De acordo com a coordenadora do Hospital Fernando Franco, Suiane Oliveira, além de provocar queimaduras, os fogos podem causar lesões nos olhos, lesões auditivas e mutilações, sobretudo nos membros superiores.

“As crianças são as principais vítimas de queimaduras. Em muitos casos, os próprios pais compram fogos para seus filhos sem observar a faixa etária indicada. Nunca se deve permitir que crianças soltem fogos na ausência de um adulto. É necessária a vigilância total dos pais ou responsáveis, que nunca devem permitir a presença de crianças no local onde os adultos estão soltando fogos. O ideal é que toda criança fique longe dos fogos e do fogo”, explica.

Tipos de queimadura
Há queimaduras de 1°, 2° e 3° grau. A queimadura de 1° grau é a mais dolorosa, pois atinge a pele superficialmente, em sua camada mais exposta. As de 2° grau são aquelas que formam bolhas na pele e são geralmente ocasionadas por água e vapores quentes. A de 3° grau não cria bolhas, mas queima toda a pele (derme e epiderme) e as terminações nervosas.

Orientações e locais de atendimentos
As vítimas de queimaduras, tanto crianças quanto adultos, não devem se automedicar. “Os acidentados não podem colocar nada na área queimada, como pomadas, creme dental ou manteiga. Nossa orientação é que o paciente coloque água fria para aliviar a dor e o quanto antes se dirija ao hospital mais próximo para procurar atendimento”, enfatiza a coordenadora.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1