Política
- Início •
- Blog
Prefeito da Barra admite ter aberto apuração sobre decoração dos festejos juninos
Da redação
20/06/2023
Na manhã desta terça-feira, 20, o Jornal da Fan entrevistou o prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, que, dentre outros assuntos, falou sobre a dura oposição que tem enfrentado por parte da Câmara de Vereadores. O prefeito aproveitou para também comentar as recentes insinuações e denúncias feitas no plenário municipal pela vereadora Iracema De Mecenas (MDB) e corroboradas pelo vereador Carlinhos do Jatobá (MDB), a respeito da decoração da Barra dos Coqueiros.
“Fiquei perplexa quando eu soube que a ornamentação já estava pronta. Vieram contratar a empresa no dia 31 de maio e no dia 2 de junho. A ornamentação de Barra dos Coqueiros custou R$ 127.682,30. Quem é que vai ganhar essa licitação? Esperem para ver, pois a gente já sabe quem é que vai ganhar”, disse a vereadora em uma das sessões daquela casa, insinuando que a contratação da ornamentação se daria em uma licitação de “cartas marcadas”.
Já o vereador Carlinhos Jatobá foi contundente em suas colocações, ao acusar abertamente, mas sem mostrar provas, que as licitações do Município eram “viciadas”.
“Recurso tem até demais. Falta é gestor. Gestor é que não está tendo na administração pública. A filha do atual prefeito, que ele exonerou, só de fachada, porque ela está 24h atendendo na Educação e quem manda é ela. Quem manda é ela e a esposa do prefeito, a primeira Dama, Sueli. Porque o prefeito, na verdade, ele não manda em nada. Tem que fazer o que ela quer. Nas licitações, desclassificam o primeiro colocado e participa quem a filha do prefeito quer. Desclassifica o primeiro, então, e coloca a empresa que ela manipula, que ela é a dona ou que é da preferência dela. Licitação no Município, isso é até grave e que a gente pode até comprovar. Licitação na Barra dos Coqueiros, ninguém quer participar mais não. É verdade. Porque o cara participa, ganha e é desclassificado, porque é do interesse da filha do prefeito botar quem ela quer. Isso é muito grave”, acusou o vereador.
O prefeito rebateu as denúncias, alegando que a intensão dos vereadores é sujar a imagem dele. “A oposição da Barra, eu vejo alguns vereadores como garotos de recados. O objetivo aí é denegrir a imagem do prefeito que hoje está transformando a Barra, mesmo com os recursos bem menores do que os que tinham a gestão anterior. Vamos fazer mais obras com recursos nossos, do que quando se nadava em dinheiro público, quando tinham os recursos da Chesf e as obras que a Chesf fazia na Barra. Não contei como apoio e nem com os recursos, que foram inúmeros. Para se ter uma ideia, 2021 foi o ano da pandemia, que a gente teve uma queda de arrecadação enorme, mas eu nunca deixei de pagar salário, nunca deixei o município entrar em colapso, prestamos contas de 18 convênios, que a Barra não prestava convênio com o Governo Federal. Parcelamos o INSS, pois a Barra devia R$ 23 milhões à Previdência, para que obtivesse a certidão para correr atrás de recurso federal. Esse pessoal, esse Carlinhos mesmo aí, está fazendo acusações seríssimas. Ele, enquanto vereador, se acha que a licitação da Barra é viciada, ele tem que denunciar aos órgãos fiscalizadores, porque não é isso que eu prego ao meu pessoal”, rebateu o prefeito às acusações feitas por Carlinhos do Jatobá.
Sobre a denúncia a respeito da decoração da cidade, feita pela vereadora Iracema, Alberto Macedo afirmou que está apurando e que, caso encontre qualquer irregularidade, tomará as medidas cabíveis.
“Em relação a essa denúncia, da decoração da Barra, assim que eu soube, mandei imediatamente apurar. Pode ter certeza que a Barra não terá prejuízo. Porque, se eu detectar alguma irregularidade, eu não pago um centavo irregular. Pode ter certeza. Estamos fazendo a apuração e os responsáveis responderão por isso”, disse o prefeito.
Perguntado sobre a contratação do serviço, se a decoração havia sido contratada antes de o processo licitatório ser realizado, o prefeito disse. “É isso que a gente está apurando. Pedi ao pessoal do jurídico para apurar exatamente isso aí. E se tiver alguma irregularidade, não vou pagar um centavo. Alguém vai arcar com tudo isso, mesmo a prefeitura de Barra dos Coqueiros”, disse Macedo.
Sobre as insinuações de que sua esposa e filha influenciam na administração pública e nos processos licitatórios, Alberto Macedo as rechaçou com veemência.
“Isso não existe. Minha esposa é uma pessoa humilde, que não é de se envolver em nada disso, ela está apenas me ajudando na gestão, não como secretária, ela está na executiva me dando uma ajuda. Eles veem cabelo em ovo, qualquer coisa, um buraquinho na rua, eles já saem divulgando para ofuscar o brilho da gestão. Se tiver algum corrupto na gestão da Barra dos Coqueiros, não sou eu. Se alguém enricou na prefeitura da Barra, não foi Alberto Macedo. O povo sabe. Quem manda na gestão sou eu. Não tem ninguém na Barra que mande na gestão, que não seja Alberto Macedo”, rebateu o prefeito.