Cidade
- Início •
- Blog
MPSE ajuíza ação para que produtos da empresa Natville sejam retirados do mercado
Da redação
19/06/2023
No último sábado, 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma matéria informando que produtos da empresa sergipana “Natville” foram identificados com adulterações no mercado.
Com isso, foi determinada a suspensão da comercialização, distribuição e uso dos seguintes produtos: Leite UHT Integral, Leite UHT desnatado (embalagem de 1L), Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25kg). Também foi publicado o recolhimento voluntário desses produtos, ou seja, a empresa é obrigada a tirar os produtos citados do mercado.
Por meio de uma inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura, foi verificado que os produtos em questão foram produzidos sem a devida autorização do ministério. Nos rótulos dos produtos consta uma informação errônea de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa. Também foi constatado que esses alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene.
De acordo com o Ministério Público de Sergipe (MPSE), além do risco à saúde pública, ficou evidente que a indústria também, em tese, adulterou os seus produtos, por expô-los ao consumo humano com a aparência e as características gerais de outro produto.
Frente aos achados encontrados pela equipe do Serviço de Inspeção Federal (SIF) local, foi constatado o grande impacto à saúde pública, considerando que, segundos os cálculos da própria indústria, foram fabricados e expostos ao consumo humano aproximadamente 10.000.000 (dez milhões) de litros de leite UHT sem inspeção prévia de nenhum órgão de fiscalização competente.
A Natville ainda não se pronunciou acerca dos acontecimentos.