Cidade
- Início •
- Blog
MPSE constata deterioração de caixa d’água e infiltração em celas do Copemcan
Da redação
16/06/2023
O Ministério Público de Sergipe realizou uma inspeção no Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, nesta sexta-feira, 16. Pela análise, foram observados vazamentos na torre da caixa d’água da unidade e deterioração de parte da estrutura.
Os problemas, segundo o MP/SE, se estendem para o Pavilhão 4, atingido por infiltrações que têm afetado os corredores e celas onde estão os internos. A situação tem se agravado com as fortes chuvas das últimas semanas.
A Promotora de Justiça Cláudia do Amaral Calmon apontou as deficiências para a direção da unidade prisional e reforçou que o MPSE vai fazer recomendações ao estado.
“Observando os riscos para a vida e à saúde dos internos e servidores, a Promotoria de Justiça vai expedir imediatamente uma recomendação para que haja a interdição do corredor de acesso da ala A do Pavilhão 4, e que haja o serviço de substituição da caixa d’água ou reforma da estrutura que já existe, de forma que elimine o risco de desabamento”, explicou.
A respeito das inundações dentro das celas, as equipes técnicas observaram danos na estrutura dos telhados de pavilhões, responsáveis pelas inundações nas celas. Neste caso, segundo o MP, será designada uma reunião com a Secretaria de Estado da Justiça para tratar sobre a reforma do telhado de todos os pavilhões.
A inspeção contou com o apoio de profissionais da Defesa Civil e da Divisão de Perícia Técnica do Ministério Público de Sergipe.
Em nota, a Secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc) informou que a inspeção foi acompanhada pela gestão, que já vem adotando providências sobre os problemas apontados, inclusive diligenciando junto aos órgãos técnicos competentes.