Cidade
- Início •
- Blog
Combate à violência contra idosos: Conselho Municipal revela iniciativa financeira para organizações ligadas ao grupo
Da redação
15/06/2023
Nesta quinta-feira, 15, por instituição da Organização das Nações Unidas (ONU), é Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. Em 2023, a data é marcada por um cenário nacional de aumento de casos de negligência, abandono e violências física, psicológica e financeira contra o grupo dessa faixa etária.
Segundo dados coletados pela Ouvidoria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, nos primeiros cinco meses deste ano, denúncias pelo Disque 100 (incluindo telefone, e-mail e redes sociais) expuseram 37.441 casos de negligência, 19.987 de abandono, 129.501 de violência física, 120.351 de violência psicológica e 15.211 de violência financeira no Brasil.
De acordo com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social de Aracaju, um trabalho está sendo construído de forma conjunta com o Tribunal de Justiça para ampliar a rede de enfrentamento à violência contra idosos na capital.
“Em breve estaremos anunciando. Achamos por bem abrir o espaço para receber as denúncias, já identificamos junto aos órgãos de segurança e justiça que são dados alarmantes”, explica Maria José Matos, presidente do Conselho, ao que acrescenta: “Cresce de forma bastante substancial as denúncias, principalmente as domésticas, pois 99% das denúncias existentes partem dos próprios lares das pessoas idosas, entre os seus familiares e cuidadores, o que é bastante lamentável”.
Ainda de acordo com Maria José, uma iniciativa inédita em Sergipe deve estimular financeiramente organizações da sociedade civil que trabalham com a pessoa idosa.
“Nos próximos meses estaremos lançando o primeiro edital de chamamento público para as organizações da sociedade civil que trabalham com a pessoa idosa. Cada instituição que for contemplada receberá um valor de R$ 100 mil para a execução de projetos junto ao público da melhor idade. Esse será o primeiro edital do estado de Sergipe voltado às instituições que atuam com a pessoa idosa”, revelou.
Foto: Rafa Neddemeyer/Agência Brasil